Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Global Notícias, S.A., pela voz de Manuel Soares.

Fora de Série

"Gosto do trabalho que desenvolvo aqui no INESC Porto e de pertencer a um grupo de pessoas que (...) fazem desta uma instituição especial." Andreia Passos

A Vós a Razão

"Para liderarmos em termos de inovação e conhecimento temos de estar abertos ao mundo, fixar de forma permanente riqueza intelectual, e usar de forma coordenada as redes globais de conhecimento e inovação." Paulo Mendes

Asneira Livre

"...nem todos têm a sorte de começar a sua vida profissional no INESC Porto, que tem um excelente ambiente de trabalho e pessoas simpáticas e preocupadas na integração dos novos colaboradores", Pedro Castanheira

Galeria do Insólito

Depois de termos sido contratados pelo Barack Obama, chamam ao nosso presidente Jósu Mendonpa… Ainda há o caso do afamado físico Ireneu Dias que passou a Irene, assim sem intervenções cirúrgicas ou qualquer dor. Não perca estes e outros milagres!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

CRACS organiza Palestra "Tu e a Internet"

O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) e o Departamento de Ciências de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) organizaram a Palestra “Tu e a Internet”, que decorreu no dia 8 de Maio, no Anfiteatro do DCC.

A palestra foi apresentada por Filipa Falcão Reis (promotora do projecto), Roberto Colazingari, Suzy Vasconcelos e Luís Valente, todos investigadores associados do CRACS/DCC-FCUP, sob orientação de Manuel Eduardo Correia (CRACS/DCC-FCUP/INESC Porto). Participaram também na apresentação Ana Francisca Monteiro (Instituto dos Estudos da Criança, Universidade do Minho) e Emanuel Lopes (FPCEUP). A palestra decorreu de um modo interactivo e dinâmico com uma abordagem e uma linguagem acessível aos jovens e contou com a participação de uma centena de alunos de várias escolas do Porto, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. O objectivo da palestra foi sensibilizar os jovens para o direito à privacidade e para os perigos e vulnerabilidades a que estão sujeitos quando estão online, nomeadamente a sobre-exposição ou mesmo o problema dos predadores online.

O ponto alto da palestra foi o lançamento oficial do portal Tu e a Internet. O rápido crescimento das novas tecnologias e da Internet mudou claramente o mundo que conhecemos e causou um grande impacto na vida dos jovens portugueses. O estudo desenvolvido no âmbito do projecto “Tu e a Internet” permitiu apurar alguns destes dados, nomeadamente através da análise de um inquérito online para jovens entre os 12 e os 23 anos, realizado nos primeiros dois meses de 2009, que contou com cerca de quatro mil respostas validadas e cujos resultados serão divulgados oficialmente durante a conferência “EU Kids Online”, a decorrer no dia 11 de Junho, na New Academic Building, London School of Economics and Political Science, em Londres.

O objectivo principal do inquérito era perceber que conhecimentos têm os jovens sobre a rede e quais as suas atitudes quando estão online, qual a sua noção de privacidade e quais as suas vulnerabilidades.

A construção do portal vem colmatar uma lacuna até agora não solucionada, dando resposta ao pedido de ajuda de muitos jovens. Embora existam outros portais desenvolvidos pelo Ministério da Educação, como por exemplo o SeguraNet ou projecto DADUS, estes falham quando o objectivo é fazer chegar a mensagem aos mais jovens.