Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - EFACEC Engenharia, pela voz de Alberto Barbosa.

Fora de Série

"A qualidade do INESC Porto neste ramo de actividade [transferência de tecnologia e consultoria na indústria] vai sempre depender da sua qualidade científica”, Augustin Olivier

A Vós a Razão

"The clock is ticking and others in the world are not only ahead of us but moving faster. This is an opportunity that INESC Porto and the University of Porto should not miss if they want to be on the map", Ricardo Morla

Asneira Livre

"...uma «sala de ideias» poderia ser útil para organizações de maiores dimensões, como é o caso do INESC Porto, em que a dispersão geográfica dos pares impede o convívio de todos à mesma mesa de café", Rodolfo Matos

Galeria do Insólito

A madeira persegue-nos, sabem?, é um mau olhado que nos lançaram. Duvida? Venha conferir.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

 Alberto Barbosa, Administrador Executivo da EFACEC engenharia

  • A EFACEC é líder em várias áreas diferenciadoras, baseando a sua vantagem competitiva em actividades com forte valor acrescentado tecnológico. A relevância do investimento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) está bem patente nos produtos, sistemas e soluções da EFACEC, que conta com mais de 150 colaboradores dedicados exclusivamente a actividades de IDI, bem como nos inúmeros protocolos estabelecidos e nos projectos em curso com o sistema científico nacional.
  • A parceria estabelecida entre a EFACEC e o INESC Porto teve início em final de 1996, sendo o resultado consolidado ao longo destes anos francamente positivo e um bom exemplo de sinergia entre empresas e entidades do SCTN.

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

A EFACEC é líder em várias áreas diferenciadoras, baseando a sua vantagem competitiva em actividades com forte valor acrescentado tecnológico. A relevância do investimento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) está bem patente nos produtos sistemas e soluções da empresa, que conta com mais de 150 colaboradores dedicados exclusivamente a actividades de IDI, bem como nos inúmeros protocolos estabelecidos e nos projectos em curso com o sistema científico nacional.

A parceria estabelecida entre a EFACEC e o INESC Porto teve início em final de 1996, sendo o resultado consolidado ao longo destes anos francamente positivo e um bom exemplo de sinergia entre empresas e entidades do SCTN. A área de conhecimento e inovação no domínio das redes de energia, nomeadamente na vertente de cálculo eléctrico e algoritmia, exige um trabalho de investigação significativo tendo em atenção o portfolio alargado de aplicações de energia intrínsecas aos sistemas DMS/EMS (Distribution Management System/Energy Management System), bem como o esforço necessário para estar na vanguarda da sua evolução. É, pois, um tipo de actividade que se enquadra de um modo adequado na missão e nos objectivos de uma entidade como o INESC Porto.  A mais valia para a EFACEC assenta na incorporação deste know-how nos seus produtos sem que para tal tenha sido necessário criar e manter uma equipa de investigação autónoma na EFACEC especializada nesta área de conhecimento científico. Por outro lado, o INESC Porto beneficia do retorno do investimento do seu trabalho com a respectiva industrialização dos módulos desenvolvidos.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Desde 1996.

Título do projecto

DTS - Dispatch Training Simulator (Sistema de treino para operadores de redes eléctricas)

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Unidade de Sistemas de Energia (USE)

Responsável pelo projecto (INESC Porto)

Jorge Pereira

Testemunho relativo ao Projecto

O objectivo principal do DTS é suportar um ambiente de treino consistente com a realidade operacional de uma rede eléctrica de distribuição incluindo geração dispersa, recorrendo ao mesmo ambiente de aplicações e interface gráfica do centro de condução da rede, permitindo deste modo o treino na utilização das funcionalidades e ferramentas do sistema SCADA/DMS (Supervisory Control and Data Acquisition / Distribution Management System).

Permite também entre outras funcionalidades a realização de estudos de simulação da operação da rede, o treino de operadores na reposição de serviço após a ocorrência de perturbações e a realização de análises post-mortem de defeitos pela recriação de cenários.

Conceptualmente, o DTS é constituído pelos seguintes módulos principais:

·         Simulador da Rede Eléctrica

·         Emulador de Telemetria/Controlos

·         Centro de Comando

·         Configurador de Treinos

·         Sistema de Gestão de Treinos

De um modo sumário o tutor prepara uma sessão de treino com recurso ao Configurador de Treinos sendo possível configurar um conjunto alargado de parâmetros nomeadamente o estado operacional da rede a eléctrica no arranque do treino, o instante inicial e duração do treino, a evolução das cargas e geração distribuída ao longo da sessão, a ocorrência de determinado tipo de eventos em determinados instantes da sessão como por exemplo defeitos em equipamentos de rede, abertura/fecho de equipamentos de corte, etc. É ainda possível definir e configurar equipamentos de protecção e automatismos.

O tutor pode depois em qualquer momento utilizar o Sistema de Gestão de treinos para carregar e correr treinos previamente configurados, assim como rever sessões de treino previamente corridos, apagar históricos, etc. Durante a execução de uma sessão de treino este módulo permite ainda interromper o treino, capturar snapshots, navegar no tempo para revisão de situações anteriores e retomar o treino.

O módulo de Simulação da Rede Eléctrica é responsável pela execução de algoritmos que permitem a emulação do comportamento da rede eléctrica com a simulação das respectivas grandezas eléctricas, considerando a evolução temporal de todas as variáveis e incluindo também automatismos e actuação de protecções.

As grandezas eléctricas aqui simuladas são depois injectadas no Centro de Comando pelo Emulador de Telemetria tornando completamente transparente para o sistema que a origem da mesma não seja a do hardware de aquisição e controlo de um sistema real.

Deste modo, é possível oferecer ao operador em formação um ambiente de simulação em tempo real equivalente ao do centro de condução de produção.

A responsabilidade do INESC Porto neste projecto centrou-se no módulo de Simulação da Rede Eléctrica, cabendo à EFACEC a definição da arquitectura geral do sistema, implementação dos restantes módulos e integração das partes no sistema final. O projecto foi concluído com sucesso e já se encontra numa fase de produção e instalação em clientes da EFACEC.