Investigadora da UOSE coordena equipa de alunos em experiência na ESA
Carla Carmelo Rosa, investigadora da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi a orientadora de projecto de uma equipa de alunos do Departamento de Física da FCUP, auto-denominados Physics Addicted, convidada a catapultar uma experiência em microgravidade, no âmbito do concurso ao programa Fly your thesis da Agência Espacial Europeia (ESA).
Constituída por Ricardo Zambujal, Ricardo André (que foi bolseiro BII no INESC Porto), Marta Matos e Jorge Leitão, esta equipa efectuou com sucesso dois lançamentos de cápsulas de transporte da experiência, nos dias 16 e 17 de Novembro, na torre de microgravidade da ZARM Fab, Laboratório Externo da ESA, em Bremen, na Alemanha.
O objectivo do projecto era testar o comportamento de um tipo de materiais de base polimérica onde são dispersados cristais líquidos – os PDLCs (Polymer Dispersed Liquid Crystal). Durante os dez segundos de viagem, as amostras de PDLC foram polimerizadas de forma controlada, dentro da cápsula, em ausência de gravidade uma vez que nesta condição as gotas de cristal líquido na matriz de polímero tornam-se mais esféricas e maiores, o que melhora as propriedades do PDLC. Estes materiais podem ser utilizados em edifícios inteligentes, tornando os vidros transparentes ou opacos mediante a aplicação de uma corrente eléctrica
Além da ESA, a experiência teve ainda o apoio do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP) e do INESC Porto.
Para mais informação sobre o projecto, visite:
http://www.esa.int/esaCP/SEMFTEOC02G_Portugal_0.html
http://faraday.fc.up.pt/fis/Members/fmartins/noticias/ESA2009