UESP apoia Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário
O consórcio ProNIC-PE, constituído pelo INESC Porto (Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção - UESP), Instituto da Construção – FEUP (líder do consórcio), Laboratório Nacional de Engenharia Civil, iniciou, no passado dia 27 de Novembro, um trabalho que terá a duração de três anos e cujo principal objectivo é apoiar a Parque Escolar EPE no processo de criação de cadernos de encargos relativos a obras de reabilitação e modernização das escolas do ensino secundário.
O programa de modernização do parque escolar, que até ao momento já lançou concursos para modernização de mais de 100 escolas, sendo que mais 100 se seguirão no próximo ano, tem como objectivos fundamentais a recuperação e modernização dos edifícios, abrir a escola à comunidade e criar um sistema eficiente e eficaz de gestão dos edifícios.
A necessidade de empreender um programa com um conjunto tão significativo de obras torna essencial a existência de procedimentos e formas normalizadas para projectar, gerir os concursos, executar e manter estes edifícios.
Este projecto assume uma importância vital com a descrição normalizada dos trabalhos de construção, a existência de documentos técnicos que descrevam a forma como os trabalhos devem ser executados e os materiais aplicados (com referências normativas actualizadas) e também de ferramentas de gestão adequadas.
É exactamente aqui que o trabalho iniciado em 2000 com o projecto CIC-NET, e mais tarde continuado em 2005 pelo projecto ProNIC já com o consórcio na sua forma actual, se enquadra de forma perfeita nas necessidades da Parque Escolar EPE e também na fileira da construção em geral.
A equipa do UESP neste projecto é liderada pelo Luís Guardão, e inclui também os colaboradores Luís Lima e Jorge Pereira.