Coordenador da USIC conclui provas de Mestrado
António Gaspar, coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) do INESC Porto, concluiu, no dia 26 de Novembro, as suas provas de Mestrado em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A oportunidade surgiu com o estudo que a USIC executou para o Observatório de Mobilidade na Região Metropolitana de Lisboa em 2008, o qual veio a inspirar a dissertação intitulada “Definição da Arquitectura Empresarial – o caso do Observatório de Mobilidade na Região Metropolitana de Lisboa”, que contou com a orientação de João Pascoal Faria (INESC Porto/FEUP) e Pedro Sousa (Instituto Superior Técnico – IST). As provas contaram ainda com um terceiro arguente, Luís Amaral, da Universidade do Minho. O presidente do Júri foi Pimenta Monteiro da FEUP.
Questionado sobre a conclusão de mais uma etapa profissional e académica, António Gaspar afirma que a sensação que tem “ao terminar esta etapa é dupla: alívio e satisfação”. Alívio, porque se tratou de um esforço significativo em termos pessoais, agravado por manter uma actividade profissional. “Só quem estuda e trabalha simultaneamente é que compreende verdadeiramente a situação”, reflecte. Satisfação, por ter atingido os objectivos, mas principalmente por ter agradado a quem teve de avaliar o trabalho. Mais do que a obtenção do grau, ou a própria classificação, esse reconhecimento do esforço colocado na elaboração do raciocínio e na sua documentação revelou-se extremamente gratificante. “Foi uma óptima recompensa por todas aquelas horas solitárias de escrita e reflexão”, confessa.
Mais ainda, acrescenta António Gaspar, “em termos profissionais trata-se de um passo muito importante. Acabou por ser uma alteração no meu percurso profissional, que se iniciou nas Telecomunicações, mas que, por diversos motivos, acabou por me conduzir à coordenação de uma Unidade cuja actividade principal reside na Informática”. Mas este não foi um percurso único. “Gostava de recordar que a maioria dos contratados da USIC está envolvida ou terminou recentemente actividades de pós-graduação. Este grau que obtive recentemente foi um contributo individual para a valorização científica e técnica da Unidade, mas faz parte de uma onda que percorre a Unidade e que muito provavelmente não é visível para a maioria. Gostava de testemunhar também o esforço e o sucesso destes meus colegas e de como foi inspirador para que eu seguisse o mesmo caminho”, finaliza o responsável.
Coordenador de vertente não universitária no INESC Porto, uma instituição que dá suporte às aspirações dos colaboradores e que cria condições para estes melhorarem o seu estatuto académico, António Gaspar teve agora o merecido reconhecimento académico nivelado com as suas elevadas competências profissionais.
Auscultada pelo BIP, a Direcção do INESC Porto congratulou-se com o grau alcançado pelo coordenador, que manteve sempre as suas funções ao leme da USIC com um empenho notável e uma dedicação irrepreensível.