Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - EFACEC Engenharia, pela voz de Alberto Barbosa.

Fora de Série

"A qualidade do INESC Porto neste ramo de actividade [transferência de tecnologia e consultoria na indústria] vai sempre depender da sua qualidade científica”, Augustin Olivier

A Vós a Razão

"The clock is ticking and others in the world are not only ahead of us but moving faster. This is an opportunity that INESC Porto and the University of Porto should not miss if they want to be on the map", Ricardo Morla

Asneira Livre

"...uma «sala de ideias» poderia ser útil para organizações de maiores dimensões, como é o caso do INESC Porto, em que a dispersão geográfica dos pares impede o convívio de todos à mesma mesa de café", Rodolfo Matos

Galeria do Insólito

A madeira persegue-nos, sabem?, é um mau olhado que nos lançaram. Duvida? Venha conferir.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Coordenador da USIC conclui provas de Mestrado

António Gaspar, coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) do INESC Porto, concluiu, no dia 26 de Novembro, as suas provas de Mestrado em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A oportunidade surgiu com o estudo que a USIC executou para o Observatório de Mobilidade na  Região Metropolitana de Lisboa em 2008, o qual veio a inspirar a dissertação intitulada “Definição da Arquitectura Empresarial – o caso do Observatório de Mobilidade na Região Metropolitana de Lisboa”, que contou com a orientação de João Pascoal Faria (INESC Porto/FEUP) e Pedro Sousa (Instituto Superior Técnico – IST). As provas contaram ainda com um terceiro arguente,  Luís Amaral, da Universidade do Minho. O presidente do Júri foi Pimenta Monteiro da FEUP.

Questionado sobre a conclusão de mais uma etapa profissional e académica, António Gaspar afirma que a sensação que tem “ao terminar esta etapa é dupla: alívio e satisfação”. Alívio, porque se tratou de um esforço significativo em termos pessoais, agravado por manter uma actividade profissional. “Só quem estuda e trabalha simultaneamente é que compreende verdadeiramente a situação”, reflecte. Satisfação, por ter atingido os objectivos, mas principalmente por ter agradado a quem teve de avaliar o trabalho. Mais do que a obtenção do grau, ou a própria classificação, esse reconhecimento do esforço colocado na elaboração do raciocínio e na sua documentação revelou-se extremamente gratificante. “Foi uma óptima recompensa por todas aquelas horas solitárias de escrita e reflexão”, confessa.

Mais ainda, acrescenta António Gaspar, “em termos profissionais trata-se de um passo muito importante. Acabou por ser uma alteração no meu percurso profissional, que se iniciou nas Telecomunicações, mas que, por diversos motivos, acabou por me conduzir à coordenação de uma Unidade cuja actividade principal reside na Informática”. Mas este não foi um percurso único. “Gostava de recordar que a maioria dos contratados da USIC está envolvida ou terminou recentemente actividades de pós-graduação. Este grau que obtive recentemente foi um contributo individual para a valorização científica e técnica da Unidade, mas faz parte de uma onda que percorre a Unidade e que muito provavelmente não é visível para  a maioria. Gostava de testemunhar também o esforço e o sucesso destes meus colegas e de como foi inspirador para que eu seguisse o mesmo caminho”, finaliza o responsável.

Coordenador de vertente não universitária no INESC Porto, uma instituição que dá suporte às aspirações dos colaboradores e que cria condições para estes melhorarem o seu estatuto académico, António Gaspar teve agora o merecido reconhecimento académico nivelado com as suas elevadas competências profissionais.

Auscultada pelo BIP, a Direcção do INESC Porto congratulou-se com o grau alcançado pelo coordenador, que manteve sempre as suas funções ao leme da USIC com um empenho notável e uma dedicação irrepreensível.