Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Shortcut, pela voz de Valter Henriques.

Fora de Série

"A dedicação e o esforço são sempre necessários para o sucesso, mas o fundamental não é nenhum segredo, é apenas o enorme gosto com que desenvolvo o meu trabalho.", Luís Fernandes

A Vós a Razão

"Gostaria de firmar laços mais estreitos entre o INESC Porto, em especial a UESP, e a UTFPR. Levo esta tarefa na bagagem, quero aprender mais desta estrutura. Afinal, «minha vida é a maior empresa do mundo», segundo Pessoa, e «posso evitar que ela vá a falência»", Faimara Strauhs

Asneira Livre

"A pergunta é: porque não tem essa combinação perfeita (francesinha e Super Bock) no Brasil?", António Júnior

Galeria do Insólito

"Pois é. Parece que a gastronomia portuguesa está por todo o lado e que o desejo de experimentar comidas chinesa e americana ficou mesmo em águas do fiel amigo."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

 Valter Henriques, Gerente da Shortcut LDA.

  • A Shortcut tem vindo a colaborar informalmente com o INESC Porto desde a sua génese, em 2001, devido a alguns projectos na área da sociedade da informação, nomeadamente o NetAutarquia.
  • Em 2009, a Shortcut participou em várias acções de divulgação de projectos QREN apresentados pelo INESC Porto, tendo-se iniciado aí uma colaboração mais estreita, no âmbito da preparação de uma candidatura à criação de um núcleo I&DT.
  • A Shortcut e o INESC Porto encontram-se actualmente a colaborar num projecto de extrema importância para a melhoria contínua da Shortcut e para a implementação de boas práticas organizacionais, no âmbito da investigação e desenvolvimento.
  • A nossa colaboração tem sido bastante gratificante. A primeira fase foi coroada de êxito, uma vez que o projecto, apesar de ambicioso, foi aprovado praticamente nos moldes em que foi proposto.

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

A Shortcut tem vindo a colaborar informalmente com o INESC Porto desde a sua génese, em 2001, devido a alguns projectos na área da sociedade da informação, nomeadamente o NetAutarquia. Por outro lado, sendo a Shortcut uma das associadas (membro fundador) da INOVARIA, tem acolhido diversos estagiários da FEUP, existindo sempre uma ligação forte com grupos de investigação do próprio INESC Porto.

Em 2009, a Shortcut participou em várias acções de divulgação de projectos QREN apresentados pelo INESC Porto, tendo-se iniciado aí uma colaboração mais estreita, no âmbito da preparação de uma candidatura à criação de um núcleo I&DT.

Áreas de Negócio

Desenvolvimento de Soluções à Medida (sistemas de Informação, computação móvel, internet);

Outsourcing de TI e Recursos Humanos;

Gestão de Competências e Conhecimento.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Desde 2009

Título do projecto

Implementação de um sistema de Gestão da I&DI na Shortcut

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT)

Responsável pelo projecto (INESC Porto)

Alexandra Xavier

Testemunho relativo ao Projecto

A Shortcut e o INESC Porto encontram-se actualmente a colaborar num projecto de extrema importância para a melhoria contínua da Shortcut e para a implementação de boas práticas organizacionais no âmbito da investigação e desenvolvimento. Este projecto, que envolveu, numa primeira fase, a preparação da candidatura à criação de um núcleo I&DT, decorre a um bom ritmo e prevê-se a sua conclusão nos prazos previstos.

A nossa colaboração tem sido bastante gratificante. A primeira fase foi coroada de êxito, uma vez que o projecto, apesar de ambicioso, foi aprovado praticamente nos moldes em que foi proposto. Foi uma fase que envolveu um esforço e contribuições mútuas, pois se, por um lado, nós já tínhamos algumas ideias precisas sobre aquilo que pretendíamos, por outro lado, tivemos o empenho e expertise detidos pelo INESC Porto na elaboração de candidaturas deste género, que foi para nós uma mais-valia considerável e nos guiou pelos caminhos mais acertados, culminando com o sucesso da sua aprovação pelas entidades competentes.

Actualmente, está em curso a fase de implementação do Sistema de Gestão de I&DI (engloba o acompanhamento geral do projecto, que, por sua vez, envolve também outros projectos internos), pelo que temos tido um relacionamento mais próximo e personalizado através dos seus consultores (Alexandra Xavier, Andreia Passos e Daniel Delgado), que têm sido extremamente profissionais, conduzindo a nossa actuação no sentido de implementarmos as soluções que melhor se adequam à nossa realidade e ambição, em vez de nos imporem “receitas pré-formatadas”.

O INESC Porto tem ainda colocado à nossa disposição infra-estruturas logísticas (auditórios) para uma melhor divulgação interna e envolvimento dos nossos colaboradores neste processo, bem como contribuído para o enriquecimento do nosso  conhecimento interno e do estado-da-arte, colocando-nos a par de várias acções de divulgação/formação em áreas importantes para a Shortcut.

Por último, gostaria de realçar o facto de o INESC Porto mostrar também grande abertura às nossas sugestões e propostas, fazendo com que o projecto crie de facto muitas sinergias que poderão vir a dar frutos num futuro próximo.