Investigadora do CRACS entre finalistas do Prémio Indústrias Criativas 2010
Filipa Falcão Reis, investigadora do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), e Suzy Vasconcelos, do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC/FCUP), constituem uma das dez equipas finalistas do Prémio Indústrias Criativas 2010. As investigadoras estão assim apuradas para a segunda fase do concurso com o projecto conjunto "bluWave". A iniciativa Prémio Indústrias Criativas 2010 é promovida pela Fundação Serralves e pela Unicer. O anúncio formal dos vencedores será feito até dia 31 de Maio.
O projecto levado a concurso consiste na criação de uma comunidade vocacionada para a difusão de conteúdos multimédia via bluetooth. O "bluWave" é uma onda digital, carregada de novas experiências e oportunidades, que irá transformar, em primeiro lugar, a atitude do público em geral face à publicidade/difusão de informação e, em segundo lugar, o modo como as empresas/instituições emitem e divulgam conteúdos publicitários/informativos. Será, portanto, uma onda de valor acrescentado para toda a sociedade.
Com este sistema, para além de ser possível o envio de conteúdos e informações úteis, criando um certo nível de interactividade com o consumidor, é ainda possível adquirir dados estatísticos relevantes, permitindo deste modo elaborar estudos que conduzam à optimização e rentabilização do objectivo dos conteúdos enviados.
O bluWave encontra-se em fase de expansão em cinco sectores considerados fundamentais para a implementação de uma rede nacional de conteúdos: bluWave SPORTS (vocacionado para melhorar a experiência do espectador em eventos desportivos), bluWave EVENTS (distribui informação de uma forma imediata e directa a todos os organizadores e participantes num evento), bluWave HEALTH (dirigido às instituições de saúde e farmácias), bluWave TRAVEL (vocacionado para melhorar a experiência do turista com o envio não só de informações úteis – "onde comer", "o que visitar", etc.) e, por último, o bluWave SHOPPING (que pretende melhorar a experiência do consumidor numa superfície comercial através do proximity marketing).
A comunidade bluWave terá o apoio de uma plataforma online que está a ser desenvolvida de acordo com estas 5 vertentes e estará brevemente disponível em: http://thebluwave.com.