UTM com projecto aprovado pela Comissão Europeia
A área de Multimédia da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) integra o consórcio do projecto “CONVERGENCE”, que deverá arrancar no final do 1º semestre de 2010. Este projecto, recentemente aprovado pela Comissão Europeia (CE), foi submetido à 5ª call do 7º Programa-Quadro no âmbito do objectivo estratégico "Future Internet Experimental Facility and Experimentally-driven Research". O financiamento da UTM para este projecto, que vai ser desenvolvido ao longo dos próximos dois anos, é de 173 mil euros.
O CONVERGENCE tem como objectivo desenvolver uma abordagem inovadora centrada no conteúdo ("content-centric") para complementar e melhorar a arquitectura actual da Internet. Esta abordagem baseia-se no conceito de Item Digital Virtual ("Virtual Digital Item" - VDI), o qual pretende ser uma extensão do conceito de Item Digital e das especificações associadas da norma MPEG-21 do Moving Pictures Expert Group.
O consórcio do projecto CONVERGENCE é constituído por 12 parceiros provenientes de seis países europeus, sendo liderado pelo Consorzio Nazionale InterUniversitario per le Telecomunicazioni (CNIT). Para além do INESC Porto, Portugal está representado neste consórcio pela empresa WIPRO.