Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Carlos Matos Gueifão, DiRECTOR da área de consultoria, GESTO Energia S.A. (Grupo MARTIFER)
-
"O profissionalismo, a capacidade de resposta e flexibilidade demonstrados pela equipa do INESC Porto foram determinantes para o sucesso do projeto, reforçando o INESC Porto como um parceiro preferencial para a GESTO."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
Desenvolvimento do “Plano de Electrificação de Timor-Leste com base em Energias Renováveis”.
Áreas de Negócio
GESTO Energia S.A. (Grupo MARTIFER).
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde 2008.
Título do projeto
"Plano de Eletrificação de Timor-Leste com base em Energias Renováveis" e "Plano Energético Renovável – Cabo Verde".
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Sistemas de Energia (USE)
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
Luís Seca
Testemunho relativo ao Projeto
O “Plano Energético Renovável de Cabo Verde”, baseado num estudo de evolução do consumo e na caracterização e mapeamento dos diversos recursos renováveis no território, que permitiu a identificação de mais de 3.000MW de potenciais novos projetos, estabelecendo as orientações para alcançar os objetivos do Governo cabo-verdiano para o setor energético, que passam por atingir uma penetração de 50% de energias renováveis até 2020.
O “Plano” identifica ainda uma série de investimentos em sistemas de armazenamento de energia, gestão de rede, projetos de aproveitamento de recursos renováveis e infraestruturas de rede, investimentos cuja viabilidade técnico-económica foi estudada, calendarizados segundo as necessidades técnicas e em função da evolução do consumo de energia expectável.
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto apoiou a GESTO no desenvolvimento de estudos específicos para avaliação do impacto da integração de vários cenários de produção de eletricidade, recorrendo a diversas fontes renováveis nas redes de transporte e distribuição de cada uma das nove ilhas do Arquipélago, bem como na criação de um plano de investimentos para as infraestruturas de rede.
Dos estudos realizados destacam-se as análises em regime permanente associadas aos trânsitos de potência de cada um dos cenários considerados, os estudos em regime dinâmico para determinação do impacto de variações bruscas nos recursos (eólico e solar) na estabilidade das redes, em especial no que respeita a variações de frequência e tensão, bem como o estudo da interligação submarina em média tensão entre São Vicente e Santo Antão.
O profissionalismo, a capacidade de resposta e flexibilidade demonstrados pela equipa do INESC Porto foram determinantes para o sucesso do projeto, reforçando o INESC Porto como um parceiro preferencial para a GESTO.