INESC Porto recebe reunião do projeto DAPHNE
O INESC Porto acolheu no dia 18 de março uma reunião com os parceiros do projeto DAPHNE. O objetivo principal desta reunião foi a avaliação do projeto numa altura em que perfaz 18 meses de duração, metade da duração total prevista, e esteve em discussão financiamento futuro por parte da União Europeia, que acabou por ser aprovado. O coordenador do consórcio do projeto felicitou o INESC Porto pela excelente organização da reunião que foi um sucesso. Esta foi a primeira vez que uma reunião do projeto DAPHNE se realizou em Portugal e contou com a presença do Comissário da União Europeia e dos representantes do consórcio.
Com início em 2009, este projeto europeu tem como objetivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra ótica nas futuras frotas de aviação.
Com este projeto, toda a infraestrutura de comunicações dos aviões será otimizada, garantindo assim ganhos significativos relativamente à instalação e manutenção de cablagem. A tecnologia de fibra ótica é vantajosa tanto para a aviação comercial como militar, dada a sua leveza, volume reduzido e maior imunidade a interferências, comparativamente ao cobre. Mais do que substituir gradualmente os sistemas de cobre por sistemas equivalentes em fibra ótica, o projeto DAPHNE pretende remodelar toda a infraestrutura de comunicações na aviação, tendo em conta as necessidades globais de comunicação de todos os sistemas das aeronaves.
O consórcio DAPHNE é constituído por 15 parceiros europeus, incluindo a AIRBUS, BAE e o INESC Porto, assim como Universidades, fabricantes de componentes e empresas de software. A tarefa do INESC Porto consiste em avaliar a tecnologia de rádio-fibra para suporte dos sistemas de comunicação das aeronaves e fornecimento de serviços de rede sem fios e entretenimento aos passageiros, usando fibra multimodo ou monomodo. As fibras multimodo são particularmente apelativas para os sistemas de aviação dadas as suas maiores dimensões e consequente tolerância mecânica e resistência à vibração.
No seguimento da reunião foi realizada uma visita ao Laboratório de Comunicações Óticas e Micro-ondas, onde foram apresentados transreceptores eletro-óticos desenvolvidos pelo INESC Porto e demonstrado a receção e consequente transmissão em fibra ótica multimodo de um sinal de GPS diferencial com vista à determinação da atitude da aeronave. O INESC Porto irá ainda colaborar nos testes funcionais do sistema e integração da rede ótica.
O INESC Porto está representado no projeto DAPHNE pela Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e pela Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE).