Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho GESTO Energia S.A. (Grupo MARTIFER), pela voz de Carlos Matos Gueifão.

Fora de Série

"O INESC Porto abre imensas portas e proporciona imensas oportunidades a todos os seus colaboradores.(...)Acho que é um sítio fantástico para começar uma carreira." Ricardo André

A Vós a Razão

"O HASLab está a dar passos firmes no sentido de se integrar no INESC Porto como Unidade Associada. É uma estratégia importante para o laboratório, uma oportunidade para interagir com outras unidades, explorar complementaridades, encarar novos desafios...", José Nuno Oliveira

Asneira Livre

"Olá a todos! Quando fui convidado a escrever para a "Asneira Livre" passaram-me algumas coisas pela cabeça, nomeadamente histórias muito engraçadas... mas na verdade nenhuma que queira tornar pública... deixo à vossa imaginação!", Henrique Ormonde

Galeria do Insólito

Numa viagem à terra desconhecida, chamada Bruxelas, este português inesquiano, cansado da longa viagem, procurava apenas uma simples cama onde dormir. É caso para dizer: tem cuidado com o que desejas!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Sistema Informático de Avaliação de Intervenções de Cancro da Mama é aposta do INESC Porto

Criar um sistema de referência na comparação de resultados estéticos do tratamento conservador do cancro da mama é o mais recente desafio da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto.

3D BCT (3D Models for Aesthetic Evaluation and Prediction of Breast Cancer Interventions) é o nome do projeto que surge em continuidade com a atividade de investigação do Breast Research Group. O trabalho recente nesta linha de investigação permitiu ao Breast Research Group desenvolver o BCCT.core, um sistema informático para avaliação estética do resultado do tratamento conservador do cancro da mama.

O projeto 3D BCT surge da necessidade de ultrapassar as limitações encontradas no nosso trabalho precedente e também nas expectativas atuais relacionadas com a diversidade de intervenções mamárias atualmente disponíveis. O desenvolvimento de novas técnicas para tratamento de cancro da mama, denominadas oncoplásticas levantou, além do problema da avaliação do resultado estético, o da seleção da técnica mais adequada à doente a tratar.

Dado que uma fotografia só da doente não serve para o efeito referido e que apesar das imagens 3D terem um forte potencial, existem vários fatores que limitam o seu uso em larga escala, como o custo elevado do equipamento e a necessidade de pessoal para executar os varrimentos, fundir as imagens e realizar análise volumétrica, o 3D BCT foca-se no desenvolvimento de reconstruções 3D a partir de uma ou mais imagens não calibradas das doentes.

Outro objetivo deste projeto é a investigação de um método de ajuste automático de um modelo deformável e paramétrico aos dados tridimensionais da mama da doente, usando uma abordagem de ajuste inspirada em modelos físicos. Este modelo vai poder ser usado na avaliação quantitativa do resultado estético das várias intervenções cirúrgicas possíveis.

O 3D BCT é um projeto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) com a duração de três anos, que conta também com a participação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O INESC Porto faz-se representar por Jaime Cardoso e Hélder Oliveira da UTM.