Show&Tell aproxima investigadores do INESC Porto
Ao fim das primeiras dez sessões o Show&Tell promovido pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto mostra-se como um caso de sucesso entre os investigadores.
Implementada desde janeiro, esta iniciativa permite aos colaboradores da UITT partilharem conhecimento, mostrarem a evolução dos seus projetos e discutirem entre si novas ideias e abordagens.
Para Abílio Pacheco, investigador da UITT, o Show&Tell é uma boa forma de conhecer os colegas de trabalho. “Antes do Show&Tell existia o Professor João Claro e um conjunto de pessoas de que apenas conhecia o nome e vagamente as áreas em que desenvolviam o seu trabalho. Acontece que ao longo destas sessões este "grupo" tem-se gradualmente transformado numa "equipa", muito fortificada pela fertilização cruzada de diferentes saberes, e é sempre com muito entusiasmo e apreço que participo nesta magnifica iniciativa”, afirma.
Andreia Passos, também da UITT, salienta a importância da partilha de conhecimento. “Estas sessões têm-se mostrado extremamente positivas para o mapeamento de conhecimento dentro da nossa unidade. Vejo-as como uma ocasião privilegiada para aprender, para estar por dentro, por vezes em áreas de especialização com as quais não estou familiarizada. Congratulo a nossa unidade por esta iniciativa que, até agora, tem promovido discussões interessantes entre colegas permitindo a partilha de conhecimento”, confessa.
Já Daniel Delgado, da UITT, refere as potencialidades criadas por estas sessões. “Num ambiente informal, mas tendo sempre presente toda a formalidade que os assuntos tratados necessitam, o Show&Tell distinguiu-se como um espaço de crescimento pessoal e profissional. A oportunidade de apresentar, discutir e receber críticas construtivas sobre os projetos, empreendidos por cada um, é uma mais-valia indiscutível que leva todos os participantes a quererem evoluir e saber mais sobre diferentes matérias”, salienta.
Paulo Sousa, da Indeve, vê esta iniciativa como um espaço eficaz de partilha de conhecimento num curto espaço de tempo: “Como nunca tinha experienciado um evento deste tipo, quer na forma quer no conteúdo, ele acaba por surpreender, não pelo formato, pouco usual mas atraente, mas pela quantidade do conhecimento disponibilizado naquele pequeno espaço de tempo.”
“Gosto sensivelmente dos temas, e dentro deles, a variedade de estudos que o grupo desenvolve surge-me espantosa. E esta admiração pelo trabalho apresentado, por cada um dos intervenientes surge, não do facto de se teorizar ou modelizar numa perspetiva apenas académica, mas também pela forte vertente prática que os estudos incorporam. Finalmente o Show&Tell mostra que disponibilizar um pouco do trabalho de cada um ajuda a tornar grande o trabalho de uma equipa”, acrescenta.
Paula Faria do Departamento de Informação e Logística (DIL) destaca a forma como o Show&Tell ajuda no desenvolvimento da investigação. “Apesar de eu ser nova em eventos deste tipo tenho uma muito boa impressão do Show&Tell. Assim temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e de debater novas ideias e perspectivas, dentro do verdadeiro espírito da investigação”, refere.
Ao longo do mês de março tiveram lugar três sessões do Show&Tell. Abílio Pacheco, Alípio Torre e Catarina Maia foram os oradores convidados.