INESC Porto auxilia empresas em projectos QREN
Depois de um ano sem concursos, 2011 apresenta-se mais auspicioso para as empresas que pretendam usufruir das medidas simplificadas do QREN, por via dos programas Vale Inovação e Vale I&DT. Estas medidas permitem às PME (Pequenas e Médias Empresas) realizar projectos que conduzam à melhoria de competências e produtividade ou desenvolvimento de novos serviços ou produtos, com um custo próprio de apenas 25% do investimento total.
Na primeira chamada, que decorreu entre 25 de Janeiro e 9 de Março, cinco empresas (Pentaline, Evoleo, Inventore, Casas em Movimento e Newton Technologies) submeteram, com o apoio da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC Porto, seis candidaturas a estes programas, com um investimento previsto de 200 000€.
Ainda em 2011 está previsto ocorrer uma segunda chamada, entre 7 de Outubro e 21 de Novembro. A exemplo do que tem sido feito anteriormente prevê-se realizar, numa data mais próxima da abertura dos concursos, uma sessão de divulgação onde serão apresentados em detalhe os Vales Inovação e I&DT e reportadas as experiências e casos de sucesso.
Com outro alcance, permitindo o enquadramento de projectos de maior dimensão temporal e financeira, encontram-se abertas chamadas aos programas SI Qualificação PME (Projectos Individuais, em Cooperação e Conjuntos), SI I&DT (Projecto em Co-promoção e Núcleos de I&DT) e SI Inovação (Projectos de Inovação e de Empreendedorismo).
Mais detalhes sobre estes programas e datas de concursos podem ser obtidas consultando o site http://consultoria-uesp.inescporto.pt/.
Empresas interessadas poderão contactar os serviços de consultoria para avaliar a oportunidade e enquadramento consultando directamente a equipa da UESP, pelo e-mail uesp-consult@inescporto.pt.