Destaque
Entrevista José Manuel Mendonça: "Gosto de pensar que somos um Think and do tank"
O início da atividade do INESC no Porto (em 1985), a alteração do modelo organizacional (em 1998), a pré-incubação de spin-offs como a FiberSensing ou a criação do modelo de Laboratório Associado são alguns dos marcos de uma "vida rica e intensa" do INESC TEC que o Presidente da Direção José Manuel Mendonça destaca agora que se comemoram três décadas de vida. Numa entrevista especial para assinalar os 30 anos do INESC no Porto, José Manuel Mendonça classifica o momento atual da instituição como “excitante e vibrante”, reflete sobre o passado e revela os próximos passos do INESC TEC. Não termina sem deixar uma palavra de apreço e confiança aos mais de 800 colaboradores, de quem espera “um compromisso, uma competência, um esforço” importantes para a transformação da sociedade e do país.
Especial
O INESC TEC NASCEU NA CIDADE DO PORTO NO DIA 6 DE MAIO DE 1985
O INESC TEC abriu portas na cidade do Porto há 30 anos, no dia 6 de maio de 1985, no 6º andar do número 15 da Rua José Falcão, na forma de INESC Norte. O triunvirato que esteve na génese da criação do INESC TEC no Porto era composto por José António Salcedo, Joaquim Borges Gouveia e Artur Pimenta Alves, sendo que este último, 30 anos depois, continua a fazer parte da Direção. Para assinalar estas três décadas de produção de conhecimento e transferência de tecnologia, a atual direção do INESC TEC pensou num conjunto de sete iniciativas de caráter científico e cultural que vão decorrer ao longo do ano 2015.
Editorial
OS MARCIANOS
Gostamos, cá no Porto, de contar a história assim: havia em Lisboa uma chafarica regional alfacinha chamada INESC, desde 1980 funcionando num apartamentozeco ...