Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SISTRADE – Software Consulting, S.A., António de Sousa Ribeiro.

Fora de Série

"Somar toda a capacidade existente no universo do Laboratório Associado INESC TEC com um conjunto de projetos ambiciosos e traduzi-los num formulário em que a cada quadro apresenta um novo “tesourinho”, é de facto complexo e digno de guião de um filme do Indiana Jones."

A Vós a Razão

"Sou um fã das reuniões “Show & Tell” (...). Os objetivos – promover a formação do grupo na área de “Technology Innovation and Entrepreneurship” e estudar modelos base para essa área e promover o espírito de equipa – antecipam o potencial de um evento destes para um grupo de investigação...", José Rodrigues

Asneira Livre

"We live in a world where technology plays a major role. Many people assume that any technological breakthrough will be immediately accepted and welcomed by society. Sorry to disappoint you, but this is just not true.", Bruno Santos

Galeria do Insólito

Da mesma forma que há pessoas que não sabem falar em bom português, também os há que sabem português a mais. Os brasileiros não são exceção.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

A Vós a Razão

 “Show & Tell” – todos partilham e todos aprendem

Por José Pedro Rodrigues*

“Show & Tell”… o que é? É uma reunião periódica em que participam os elementos da UITT e algumas pessoas que fazem investigação e/ou trabalham em áreas abrangidas por esta unidade.

Com que propósito? A ideia geral é trocar ideias, partilhar conhecimento e discutir trabalhos e projetos em execução.

Quando acontece? Todas as semanas, exceto durante o período de férias para a maioria.

Que formato tem? Simples e, a meu ver, eficaz: a reunião inicia-se com uma conversa informal entre os participantes, um networking, seguindo-se a apresentação e discussão de um trabalho/projeto previamente escolhido pelo organizador para essa semana.

Quem apresenta o trabalho/projeto? Um elemento do grupo.

Que tipo de trabalhos/projetos têm sido apresentados? Habitualmente são trabalhos/projetos de investigação, trabalhos considerados base para os temas de investigação da UITT e, por vezes, também projetos de outra natureza (de execução empresarial, por exemplo) interessantes para este contexto. O trabalho/projeto pode ser, ou não, da autoria do apresentador.

Sou um fã das reuniões “Show & Tell”, que considero eventos muito estimulantes. Os objetivos – promover a formação do grupo na área de “Technology Innovation and Entrepreneurship” e estudar modelos base para essa área e promover o espírito de equipa – antecipam o potencial de um evento destes para um grupo de investigação, especialmente bem aproveitado quando tem uma periodicidade semanal e vai abrangendo diversos temas.

As experiências que estes eventos propiciam são especialmente interessantes, para além de úteis serem muito agradáveis. Num dos formatos de apresentação, uma pessoa do grupo (diferente de semana para semana) partilha a sua experiência num determinado tema em que tem trabalhado, e predispõe-se a discuti-lo com todos. Deste modo, não está apenas a passar algum do seu conhecimento aos restantes elementos do grupo, mas enriquece também a sua perspetiva com opiniões diferentes, vindas de pessoas com experiência em temas diferentes, muitas vezes complementares ao tema em que o apresentador costuma centrar a sua atenção.

Numa outra vertente de apresentação, um elemento do grupo prepara uma comunicação sobre um modelo fundamental para os temas de investigação na UITT, que pode, ou não, coincidir com um assunto em que trabalhe. Neste caso, o estudo do modelo, que normalmente seria individual ou partilhado com poucos contactos ocasionais, passa a ser partilhado e discutido com mais e mais diversas pessoas, passando a ser um estudo em que se procura responder a mais e mais variadas perguntas, potenciando-se assim uma aprendizagem mais completa e mais sólida.

Concluindo, este tipo de eventos traz consigo vantagens para todos os participantes, que me parecem especialmente importantes para grupos de investigação como os que temos aqui no INESC Porto. Elas não seriam tão bem aproveitadas caso o formato do evento não fosse tão eficaz como o do “Show & Tell”, em que o momento de networking inicial acaba por funcionar como uma preparação informal dos participantes para o momento seguinte, o momento central, de apresentação e discussão, em que as grandes vantagens inerentes à multiplicidade de saberes emergem.

É um evento em que todos partilham e todos aprendem.

 

*Colaborador na Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT)