Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SISTRADE – Software Consulting, S.A., António de Sousa Ribeiro.

Fora de Série

"Somar toda a capacidade existente no universo do Laboratório Associado INESC TEC com um conjunto de projetos ambiciosos e traduzi-los num formulário em que a cada quadro apresenta um novo “tesourinho”, é de facto complexo e digno de guião de um filme do Indiana Jones."

A Vós a Razão

"Sou um fã das reuniões “Show & Tell” (...). Os objetivos – promover a formação do grupo na área de “Technology Innovation and Entrepreneurship” e estudar modelos base para essa área e promover o espírito de equipa – antecipam o potencial de um evento destes para um grupo de investigação...", José Rodrigues

Asneira Livre

"We live in a world where technology plays a major role. Many people assume that any technological breakthrough will be immediately accepted and welcomed by society. Sorry to disappoint you, but this is just not true.", Bruno Santos

Galeria do Insólito

Da mesma forma que há pessoas que não sabem falar em bom português, também os há que sabem português a mais. Os brasileiros não são exceção.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto analisa impacto das Energias Renováveis na Madeira

O INESC Porto vai realizar um estudo sobre o comportamento do sistema elétrico das ilhas da Madeira e Porto Santo para a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM). O estudo teve início no passado mês de julho e tem como objetivo avaliar os impactos resultantes de um aumento significativo da presença de fontes de energia renováveis no sistema elétrico do arquipélago madeirense e propor soluções adequadas para mitigar esses impactos.

O aumento contínuo da integração de energias renováveis (nomeadamente de eólica e solar) no arquipélago da Madeira, estimado até 2020, foi o mote para a prestação de consultoria técnica à EEM.

Num cenário de elevado crescimento do volume de integração de produção de origem renovável, torna-se importante investir em capacidade de armazenamento, com recurso a sistemas hídricos com bombagem, para permitir a transferência da produção de períodos de consumo reduzido para as horas de ponta de consumo.

O estudo protagonizado pelo INESC Porto divide-se em duas vertentes. Numa primeira fase será avaliada a necessidade de recorrer a sistemas hídricos com bombagem com base em tecnologias de frequência variável a instalar nos novos sistemas hídricos reversíveis que serão colocados em serviço pela EEM. Este tipo de tecnologia irá permitir uma maior flexibilidade na compensação das variações da produção de energia de origem renovável, bem como na contribuição para garantir a segurança de operação em situações de curto-circuito.

Na segunda fase, o estudo centrar-se-á na avaliação da adequação do volume de armazenamento e das potências que vão ser instaladas nos equipamentos de produção/bombagem das instalações hídricas. Esta etapa do projeto irá possibilitar a identificação de um conjunto de hipóteses de bombagem, em termos de energia armazenável e potência instalada, que vão permitir limitar o desperdício de energia renovável de acordo com determinados critérios.

O projeto encontra-se já em fase de execução. João Peças Lopes, diretor do INESC Porto, e Carlos Moreira serão os responsáveis pela coordenação do projeto, que conta ainda com a participação de Maria Helena Vasconcelos e Mauro Rosa.