Investigadora do INESC Porto analisa subscrições gratuitas de televisão e Internet em redes IPTV
Chen Wang, investigadora do INESC Porto e aluna de doutoramento CMU-Portugal, desenvolveu um modelo matemático para descrever o impacto da disponibilização de subscrições gratuitas no serviço de televisão, Internet, e voz baseado em redes IPTV.
A investigadora encontra-se atualmente nos E.U.A. a estudar na Universidade de Carnegie Mellon (CMU). Sob a orientação de Ricardo Morla, professor na FEUP e investigador do INESC Porto, e Hyong Kim, professor e investigador na CMU, Chen Wang desenvolveu durante o seu primeiro ano em Portugal uma investigação sobre IPTV com recurso a Modelos de Mistura Gaussianos (GMM) para modelar os eventos de uma rede com o intuito de detetar anomalias.
Chen Wang explica que “a primeira parte deste trabalho é sobre deteção de anomalias e localização de falhas, enquanto a segunda parte é mais focada na análise económica da gestão de rede e no seu controlo.” “Eu descrevi as subscrições gratuitas na rede IPTV através do equilíbrio de subscrição e, com base nisso, fiz uma análise sobre o impacto económico das subscrições gratuitas”, afirma em declarações à CMU.
Além de investigadora no INESC Porto, Chen Wang é estudante do programa doutoral de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, tem um Mestrado em Processamento de Sinal e de Informação e um Bacharelato em Engenharia de Informação e Comunicação da Universidade de Xi’an Jiaotong (China).
Créditos Foto: CMU