INESC Porto desenvolve robô humanoide que “ouve” e dança
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) desenvolveu, em colaboração com da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), um algoritmo de perceção de sincronização rítmica que foi incorporado num robô humanoide da Faculdade da Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O projeto tem vindo a ser desenvolvido por João Lobato Oliveira, responsável pela parte da “audição” da batida musical, e Catarina Santiago, responsável pela parte de coordenação motora. Ambos são investigadores do INESC Porto e estudantes da FEUP.
O novo software para este robô humanoide permite um elevado potencial de criatividade adaptado a ritmos musicais que variam ao longo do tempo e permitirá de futuro mais e melhores interações com seres humanos.
Este projeto conta ainda com as participações de Armando Sousa da ROBIS, Luís Paulo Reis da Universidade do Minho (UM) e do LIACC, e com a orientação de Fabien Gouyon, também investigador da UTM.