Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
DIANA VIEGAS, CABELTE, RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO DA QUALIDADE
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2003-2010
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Micropack, Endurance, Optopack e todo o trabalho de doutoramento baseado em microfabricação de dispositivos sensores em fibra ótica.
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC Porto
Após a minha saída do INESC Porto entrei imediatamente para a Cabelte, onde inicialmente passei por um processo de aprendizagem da orgânica da empresa e dos seus produtos. Vim de um ambiente dedicado a fibras óticas, e por isso cabos telefónicos e elétricos de baixa, média e alta tensão eram-me totalmente estranhos. Posteriormente, após estar totalmente adaptada à empresa, tornei-me responsável pelo laboratório de Qualidade da empresa. Neste laboratório são feitos todo o tipo de ensaios não elétricos aos cabos de modo a verificar os requisitos impostos por norma.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?
O INESC Porto foi a minha “escola” ao nível de amadurecimento científico e prática laboratorial. Este à vontade no laboratório permitiu adaptar-me facilmente ao ambiente laboratorial da empresa. Para além disso, os princípios de rigor e dedicação a que sempre estive habituada no INESC Porto, tornaram-se também qualidades muito apreciadas e altamente valorizadas no trabalho que desempenho.
Na sua opinião, o INESC Porto mudou em quais aspetos desde a sua saída?
Desde a minha saída que o INESC Porto tem crescido imenso. Tanto ao nível de recursos humanos, com o aparecimento do INESC TEC, como ao nível de prestígio e sucesso nos seus trabalhos. Tanto ao nível de investigação, como ao nível de consultoria.