INESC TEC regista aumento em candidaturas à FCT
O INESC TEC submeteu este ano 94 candidaturas ao financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito dos “Concursos Ciências da Vida e da Saúde” (candidaturas abertas entre 15 de Fevereiro e 15 de Março de 2012) e “Ciências Exatas e da Engenharia” (candidaturas abertas entre 1 e 29 de março de 2012). Destas candidaturas, 54 foram lideradas pelo INESC TEC.
Em termos de distribuição pelas várias Unidades nucleares, 20 candidaturas foram apresentadas pela UOSE – Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos, o que corresponde a um peso percentual de 21,28%, 19 pela UTM – Unidade de Telecomunicações e Multimédia (20,21%), nove pela USIG – Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (9,57%), oito pela USE – Unidade de Sistemas de Energia (8,51%), sete pela UESP – Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (7,45%), e quatro pela ROBIS – Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (4,26%).
Relativamente às Unidades associadas, o CRACS – Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados submeteu nove candidaturas (9,57%), o HASLab – Laboratório de Software Confiável apresentou oito (8,51%), o LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão submeteu seis (6,38%) e, finalmente, a UGEI – Unidade de Gestão e Engenharia Industrial submeteu quatro candidaturas (4,26%).
Em comparação com o número registado no anterior concurso, que se realizou em 2010, verificou-se assim um acréscimo significativo do número de candidaturas ao financiamento da FCT, na ordem dos 44.6%, ou seja, mais 29 candidaturas.