Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Colaboração INESC TEC-IFIMUP em publicação internacional

Um artigo científico desenvolvido em colaboração entre investigadores da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC e do IFIMUP-IN (Instituto de Física de Materiais da U.Porto - Instituto de Nanociência e Nanotecnologia) foi destacado na prestigiada revista internacional Physical Review B.

Este trabalho conjunto, intitulado “Birefringence swap at the transition to hyperbolic dispersion in metamaterials”, debruça-se sobre os metamateriais, materiais que são concebidos artificialmente de forma a terem propriedades inexistentes na natureza, por exemplo, um índice de refração negativo.

A investigação nesta área tem recebido grande atenção e investimento por parte agências governamentais e privadas dadas as possíveis aplicações. Objetos revestidos com uma cobertura metamaterial poderiam tornar-se invisíveis pois seriam contornados pela luz visível da mesma forma que uma pessoa é contornada pela corrente de um rio, podendo ser usados, por exemplo, em aplicações militares.

Neste trabalho, o INESC TEC esteve representado por Paulo Marques, coordenador da UOSE.