INESC TEC moderniza comunicações personalizadas
Arrancou em abril um projeto INESC TEC, em parceria com o IT-Aveiro, que tem como objetivo fornecer comunicações personalizadas a grupos de utilizadores, de acordo com as suas necessidades, usando Redes Emalhadas Sem Fios (Wireless Mesh Networks – WMN). Intitulado Multiple Context-based Wireless Mesh Networks (MC-WMNs), este projeto tem um orçamento total que ronda os 120 mil euros.
Trata-se de um projeto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) que prevê a utilização de técnicas, tais como virtualização de redes, gestão de recursos dinâmicos, múltiplos canais e interfaces, antenas direcionais e controlo de potência para fornecer serviços de comunicação personalizados de acordo com as necessidades de contexto dos utilizadores. Essas necessidades podem estar relacionadas com serviços e preferências dos utilizadores e incluem requisitos de Qualidade de Serviço, preços, comportamentos de mobilidade e requisitos relativamente à privacidade e segurança. É nesta atenção ao contexto que o projeto é inovador.
A equipa do projeto vai desenvolver uma solução distribuída capaz de levar em conta aspetos relacionados com o contexto e tipologia de modo a encontrar, local ou globalmente, os nós virtuais e redes lógicas específicos para os diferentes utilizadores. Esta solução permitirá selecionar qual a melhor solução para cada utilizador.
Este projeto conta com a intervenção da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, através dos investigadores Tânia Calçada, Saravanan Kandasamy e Manuel Ricardo, e do IT-Aveiro, através de Ricardo Matos, Carlos Marques e Susana Sargento.