INESC TEC organiza programa sobre Inovação Aberta
A Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) vai organizar um programa dedicado à Inovação Aberta, o Open Innovation Executive Programme, que se realiza no próximo dia 4 de maio, no Auditório do INESC Porto. As inscrições estão abertas até dia 24 de abril.
O conceito de Open Innovation ou Inovação Aberta, proposto por Henry Chesbrough, descreve o novo paradigma para a gestão da inovação no século XXI. Num contexto marcado pelo jogo de forças competitivas e pela mudança, o conhecimento transformou-se no principal ativo estratégico das organizações, forçando-as a abrir-se à colaboração com outros atores da sua envolvente, numa lógica de partilha de sinergias e exploração de complementaridades que condicionam o seu potencial inovador.
O modelo de inovação aberta tem sido promovido, então, como uma receita para o sucesso das organizações na atual sociedade do conhecimento. No entanto, analisar o alcance prático da adoção deste modelo, bem como as condições/os pressupostos necessários para a sua correta aplicação é fundamental para que as organizações sejam capazes de compreender em que situações o modelo de inovação aberta constitui, face a abordagens tradicionais e, logo, "fechadas", a abordagem mais adequada para a criação de valor.
A partir da análise de casos reais, nacionais e internacionais, o Open Innovation Executive Programme pretende proporcionar um espaço de reflexão sobre as oportunidades de implementação dos princípios dos modelos de inovação aberta nas organizações. O orador deste programa será Marko Torkkeli, professor de Tecnologia e Inovação Empresarial na Universidade de Tecnologia de Lappeenranta, em Kouvola, na Finlândia, e investigador convidado da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT).
Mais informações sobre o programa, aqui.