INESC TEC inicia projeto na área das comunicações sem fios
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) iniciou recentemente um projeto inovador na área das telecomunicações, em colaboração com o IT-Aveiro. Com a sigla CPT, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma nova arquitetura de transmissão eficiente em potência e linear para os sistemas de comunicação sem fios. O projeto teve início em abril e tem a duração de dois anos.
Os elevados débitos de dados exigidos pelos sistemas de comunicação atuais, aliados à necessidade de manter bandas de transmissão limitadas, têm resultado na elaboração de esquemas de modulação que dão origem a sinais bastante complexos, exigindo elevada linearidade nos transmissores de modo a evitar espalhamento espectral. Normalmente, este requisito origina sistemas pouco eficientes em potência. Este projeto pretende então colmatar esta que é uma limitação clara nos sistemas modernos de comunicação sem fios.
O CPT, um projeto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), propõe-se unificar vários aspetos dos transmissores eficientes com aqueles mais lineares, sugerindo uma arquitetura inovadora que é simultaneamente eficiente e linear. Vítor Grade Tavares, investigador da UTM, é o responsável do INESC TEC neste projeto.