Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House – Sistemas Inteligentes, Lda, pelas vozes de José Ribeiro e Jorge Paiva.

Fora de Série

"(...) vim para o INESC Porto, sem qualquer experiência, para substituir uma secretária em licença de maternidade. Sabia que era um emprego temporário, mas lembro-me de (...) pensar que era uma sortuda por ter esta oportunidade." Grasiela Almeida

A Vós a Razão

"Hoje tenho a visão cristalina de que o INESC TEC é elemento chave para o desenvolvimento de Portugal e que o INESC TEC e Portugal são fatores importantíssimos para o desenvolvimento sustentável do Brasil (...)", Renato Francês (UTM)

Asneira Livre

"Hoje em dia já nada é o que era... Claro que devíamos saber isso, afinal todos os dias esforçamo-nos por fazer desse lema uma realidade", Alfredo Martins (ROBIS)

Galeria do Insólito

Por vezes uma imagem diz tudo. Esta é uma delas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC otimiza gestão de resíduos domésticos

O INESC TEC iniciou, no passado mês de janeiro, um projeto em parceria com a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFC/FC/UL) cujo objetivo é promover uma gestão eficiente dos recursos em Serviços Ambientais. Intitulado “SEROW – Sectorização e Otimização de Rotas na Gestão de Resíduos - a teoria na prática”, este projeto conta com a intervenção da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).

O SEROW pretende contribuir para uma gestão eficiente dos recursos em Serviços Ambientais, em particular nas atividades relacionadas com a recolha de resíduos domésticos, disponibilizando novos modelos e métodos matemáticos de otimização. O projeto conta com o apoio de membros da Câmara Municipal do Seixal (MCMS) ligados ao sistema de recolha de resíduos nesta instituição que funcionará como caso de estudo.

A recolha de resíduos sólidos envolve dois níveis de decisão. A um nível estratégico, a área de intervenção de uma câmara é subdividida em setores, facilitando a gestão das atividades relacionadas. Neste âmbito podem aplicar-se problemas de setorização. A um nível operacional, pretende-se identificar um conjunto de rotas para os veículos afetos à recolha de resíduos porta-a-porta.

Esperam-se como resultados do SEROW o desenvolvimentode software para a otimização da recolha de resíduos sólidos urbanos no município do Seixal e de modelos teóricos para problemas relacionados com a área, e respetivas técnicas de resolução. Os resultados serão reportados em publicações internacionais.

Mais concretamente, e em termos do caso de estudo, espera-se que o município do Seixal consiga reduzir o orçamento necessário para a recolha de resíduos urbanos.

A equipa do INESC TEC é liderada por José Soeiro Ferreira e conta ainda com João Pedro Pedroso e Ana Maria Rodrigues, todos da UESP. Ainda no âmbito deste trabalho, o INESC TEC tem estado a trabalhar com ligação direta à empresa RUMOFLEX – Engenharia e Ambiente, particularmente no que diz respeito ao planeamento otimizado da recolha de resíduos urbanos e regionais no Norte de Portugal.