Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House – Sistemas Inteligentes, Lda, pelas vozes de José Ribeiro e Jorge Paiva.

Fora de Série

"(...) vim para o INESC Porto, sem qualquer experiência, para substituir uma secretária em licença de maternidade. Sabia que era um emprego temporário, mas lembro-me de (...) pensar que era uma sortuda por ter esta oportunidade." Grasiela Almeida

A Vós a Razão

"Hoje tenho a visão cristalina de que o INESC TEC é elemento chave para o desenvolvimento de Portugal e que o INESC TEC e Portugal são fatores importantíssimos para o desenvolvimento sustentável do Brasil (...)", Renato Francês (UTM)

Asneira Livre

"Hoje em dia já nada é o que era... Claro que devíamos saber isso, afinal todos os dias esforçamo-nos por fazer desse lema uma realidade", Alfredo Martins (ROBIS)

Galeria do Insólito

Por vezes uma imagem diz tudo. Esta é uma delas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

CRACS/INESC TEC com artigo premiado

Pedro Ribeiro e Fernando Silva, colaboradores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, viram um artigo da sua autoria a ser premiado com o Best Paper Award no âmbito do DBSocial 2012 - ACM SIGMOD Workshop on Databases and Social Networks, que se realizou no passado mês de maio.

O artigo, intitulado “Querying Subgraph Sets with G-Tries”, explora a utilização de uma estrutura de dados criada originalmente no âmbito do doutoramento de Pedro Ribeiro, as G-Tries, na busca de padrões em redes complexas. Em particular, este artigo mostra como as ‘g-tries’ podem ser usadas para, de forma muito eficiente, procurar um conjunto geral de padrões de qualquer tamanho (subgrafos) numa qualquer outra rede (um grafo "grande" que pode conter muitas ocorrências dos subgrafos desejados).

A procura de padrões tem aplicações diversificadas, nomeadamente na comparação de redes. Por exemplo, se imaginarmos dois grupos de redes biológicas cerebrais, uma descrevendo um cérebro são e outra descrevendo um cérebro doente (por exemplo com epilepsia ou com Alzheimer), esta procura permite identificar os padrões que melhor distinguem e caracterizam estes dois grupos.

Os resultados experimentais obtidos mostram que o algoritmo desenvolvido tem uma performance substancialmente melhor que todos os algoritmos existentes atualmente para o efeito, obtendo tempos de uma a duas ordens de magnitude mais rápidos que os algoritmos concorrentes.