Investigadores INESC TEC promovem produtividade no Douro
Augustin Olivier, coordenador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e assessor da Direção, e António Gaspar, coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), estiveram presentes, no dia 4 de maio, em mais um encontro das A2B sessions promovidas pela Universidade do Porto (U.Porto). O objetivo deste encontro foi procurar soluções para as práticas vitícolas e vitivinícolas que permitirão tornar as vinhas do Douro mais produtivas e sustentáveis.
Da comitiva fizeram parte, além do INESC TEC, um grupo de investigadores da U. Porto e Institutos Associados, que tiveram a oportunidade de visitar o Douro Vinhateiro e as quintas de produção de empresas ligadas à Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID). No decorrer do encontro, os investigadores apresentaram competências e projetos em desenvolvimento que permitirão melhorar a produção e sustentabilidade do Douro vinhateiro.
Alguns dos temas focados pela equipa de investigadores incluíram a cartografia, a hidrografia, a geotecnia, a economia, a monitorização das vinhas, a cultura, a mecanização ou os sistemas de informação, sendo esta última uma das áreas de expertise do INESC TEC. Em particular, os investigadores do INESC TEC apresentaram projetos já realizados na área, tais como o portal turístico Douro Valley, a normalização do conceito de parcela de vinha e a aplicação de gestão de classificação de parcelas de vinha para o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
Para além de Augustin Olivier e António Gaspar, o INESC TEC esteve ainda representado por José António Sarsfield Cabral da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) e Germano Veiga da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS).
Créditos foto: Newsletter U.Porto