Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House – Sistemas Inteligentes, Lda, pelas vozes de José Ribeiro e Jorge Paiva.

Fora de Série

"(...) vim para o INESC Porto, sem qualquer experiência, para substituir uma secretária em licença de maternidade. Sabia que era um emprego temporário, mas lembro-me de (...) pensar que era uma sortuda por ter esta oportunidade." Grasiela Almeida

A Vós a Razão

"Hoje tenho a visão cristalina de que o INESC TEC é elemento chave para o desenvolvimento de Portugal e que o INESC TEC e Portugal são fatores importantíssimos para o desenvolvimento sustentável do Brasil (...)", Renato Francês (UTM)

Asneira Livre

"Hoje em dia já nada é o que era... Claro que devíamos saber isso, afinal todos os dias esforçamo-nos por fazer desse lema uma realidade", Alfredo Martins (ROBIS)

Galeria do Insólito

Por vezes uma imagem diz tudo. Esta é uma delas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores INESC TEC promovem produtividade no Douro

Augustin Olivier, coordenador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e assessor da Direção, e António Gaspar, coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), estiveram presentes, no dia 4 de maio, em mais um encontro das A2B sessions promovidas pela Universidade do Porto (U.Porto). O objetivo deste encontro foi procurar soluções para as práticas vitícolas e vitivinícolas que permitirão tornar as vinhas do Douro mais produtivas e sustentáveis.

Da comitiva fizeram parte, além do INESC TEC, um grupo de investigadores da U. Porto e Institutos Associados, que tiveram a oportunidade de visitar o Douro Vinhateiro e as quintas de produção de empresas ligadas à Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID). No decorrer do encontro, os investigadores apresentaram competências e projetos em desenvolvimento que permitirão melhorar a produção e sustentabilidade do Douro vinhateiro.

Alguns dos temas focados pela equipa de investigadores incluíram a cartografia, a hidrografia, a geotecnia, a economia, a monitorização das vinhas, a cultura, a mecanização ou os sistemas de informação, sendo esta última uma das áreas de expertise do INESC TEC. Em particular, os investigadores do INESC TEC apresentaram projetos já realizados na área, tais como o portal turístico Douro Valley, a normalização do conceito de parcela de vinha e a aplicação de gestão de classificação de parcelas de vinha para o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Para além de Augustin Olivier e António Gaspar, o INESC TEC esteve ainda representado por José António Sarsfield Cabral da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) e Germano Veiga da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS).

 

Créditos foto: Newsletter U.Porto