Asneira Livre
Nós no HASLab – “Pessoal Porreiro e Inteligente”
Por Paulo Jesus*
Over the last years, several approaches have been proposed to solve this “Asneira Livre” problem, but none have been able to effectively solve it. In this article, I intend to do the same… MUAHAHAHAHA! In addition, it is not every day that we have the opportunity to “freely screw up”…
Bazinga! :)
Peço desculpa, mas já não estou habituado a escrever em português e muito menos a fazê-lo de forma descontraída. Mas devo confessar que este início me deu prazer (não podemos escrever estas coisas nos artigos para conferências e revistas).
Vou aproveitar esta oportunidade para falar um pouco do HASLab e do ambiente de trabalho neste grupo. Muitos (espero eu), ou pelo menos alguns, já devem ter ouvido/lido acerca do tipo de trabalho desenvolvido pelo HASLab e suas linhas de investigação. Por isso, não vos vou maçar com esse tipo de informação. Se estiverem interessados em saber mais podem sempre consultar o site. Já agora, está a ser desenvolvido um novo website e posso dizer que pelo que tive oportunidade de espreitar vai ser muito mais “fixe”!
Hoje vou desvendar o que realmente se esconde nos bastidores do HASLab... Preparem-se! Na verdade, bastam duas palavras para descrever o que é o HASLab: “Pessoal Porreiro”! Está bem... eu admito... duas palavras é muito pouco para proporcionar uma descrição precisa. Mas com três palavras (tecnicamente com quatro) já é possível caracterizar o HASLab de forma correta: “Pessoal Porreiro e Inteligente”! Esta é a dura e pura verdade...
Alguns até podem pensar que somos apenas 5 ou 6 pessoas enfiados numa pequena sala em Braga, mas atualmente somos cerca de 60 e ocupamos um piso do Departamento de Informática da Universidade do Minho. Às vezes até aparecemos nas notícias, especialmente no famoso Boletim do INESC TEC.
Também já vimos o mérito dos nossos investigadores e projetos ser reconhecido através de alguns prémios, entre outros: best paper awards, prémio de mérito científico IBM, Google Research Award, etc... Mas não é só no domínio intelectual que somos reconhecidos; também o somos no campo desportivo, apesar das nossas fracas campanhas nos torneios de futebol do INESC TEC. No desporto, a nossa “praia” é literalmente outra. Foi brilhante a forma como a equipa MAP-i, constituída por alunos de doutoramento do HASLab, chegou este ano finalmente ao pódio, ficando em 3º lugar no Troféu do Reitor da Universidade do Minho na modalidade de Voleibol de Praia.
A verdade é que o HASLab é constituído por gente boa, empenhada, bem disposta, trabalhadora e orientada para a excelência. É um grupo do qual me orgulho em pertencer.
*Colaborador do Laboratório de Software Confiável (HASLab)