Fora de Série
Este espaço destina-se a prestar homenagem a um colaborador que mensalmente se distinga com especial relevo na sua atividade. A escolha final é da responsabilidade da Redação do BIP mas a colaboração das Coordenações de todas as Unidades é preciosa pois as sugestões e motivações são fundamentalmente da sua responsabilidade...
MANUEL BARBOSA
1. Esta distinção é um presente de férias antecipado?
É um ótimo presente mas, infelizmente, não para as férias. Este ano vou, excecionalmente, aproveitar para trabalhar durante todo o verão, visto que estarei em licença sabática em Paris e pretendo tirar o máximo partido desta oportunidade.
2. Qual era a imagem que o HASLab tinha do INESC TEC antes do estabelecimento da relação de parceiro privilegiado? Essa imagem mantém-se?
Julgo que a excelente imagem que o INESC TEC projeta para o exterior é um reflexo do que se passa internamente. Por esse motivo, o nível de compreensão e identificação com a imagem do INESC TEC dentro do HASLab tem aumentado naturalmente à medida que a relação de parceria se intensifica.
3. Como é que as competências do INESC TEC e do HASLab se podem complementar e reforçar?
O HASLab reúne competências no tratamento rigoroso de aspetos fundamentais à confiabilidade do software, nomeadamente a correção, a fiabilidade, a resiliência e a segurança da informação.
Em certas áreas aplicacionais onde o INESC TEC intervém, como por exemplo as Smart Grid, as garantias de confiabilidade do software são determinantes. As competências do HASLab poderão, assim, fortalecer a posição competitiva do INESC TEC nestas áreas de intervenção.
Em contrapartida, as mesmas áreas encerram enormes desafios de investigação para o HASLab, com uma forte motivação prática, e, portanto, com um enorme potencial para aumentar o impacto das nossas atividades de investigação.
4. De que forma é que esta parceria privilegiada se tem vindo a efetivar na prática?
Neste período inicial de integração desenvolveram-se já diversos esforços de colaboração entre membros do HASLab e de outras unidades do INESC TEC.
Os resultados mais visíveis desta colaboração são um conjunto candidaturas a projetos de Investigação e Desenvolvimento junto de diversas entidades financiadoras. Penso que o sucesso destas iniciativas - ou de outras semelhantes que certamente se seguirão - será o caminho natural para construirmos uma parceria frutuosa.
5. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a nomeação da coordenação do HASLab.
"Ambos os investigadores têm sido, nos últimos anos, os principais mentores e motores das candidaturas e condução, nos casos de aprovação de financiamento, de projetos nacionais e europeus nas duas (de três) áreas pilares do HASLab e na sua conjunção. A sua atividade científica, de suporte e promoção do grupo tem sido absolutamente louvável."
No meu caso, julgo que a coordenação do HASLab está a ser injusta ao acusar-me de tal coisa. :-)
A culpa tem de ser partilhada com a equipa fantástica com a qual tenho a sorte de colaborar, na qual se incluem colegas, alunos de pós-graduação e bolseiros de investigação.
JOSÉ ORLANDO PEREIRA
1. O que significa para si este reconhecimento público do INESC TEC?
Tem um enorme significado conquistar o reconhecimento daqueles (pessoas e instituições) que respeito e estimo.
2. O High Assurance Software Laboratory (HASLab) tornou-se parceiro privilegiado do INESC TEC há cerca de meio ano. Para os “inesquianos” mais distraídos, pode explicar (sinteticamente) qual a missão e atividade deste grupo sediado na Universidade do Minho?
Infelizmente, muito do software que usamos tem tendência para fazer-se notar, até pelos mais distraídos, quando não cumpre o que dele se espera.
No HASLab temos precisamente como objetivo garantir a correção, a capacidade de resposta, a previsibilidade, a robustez e a segurança do software, de forma a obter Sistemas Confiáveis. Perseguimos este objetivo com uma combinação de métodos formais, criptografia e segurança da informação e sistemas distribuídos, áreas em que temos um longo percurso.
Talvez o facto de haver "inesquianos" mais distraídos que ainda não tenham ouvido falar de nós signifique também que temos sido confiáveis, garantindo uma capacidade de resposta, previsível, aos desafios que nos colocam.
3. Como tem sido a aproximação ao INESC TEC? Natural ou têm sentido um choque de culturas?
Do meu ponto de vista, a aproximação tem sido natural na medida em que constatamos que ambos, HASLab e o restante INESC TEC, no fundo, partilhavam já uma conceção comum de investigação.
As diferenças são resolvidas pelo respeito mútuo e graças ao reconhecimento do valor acrescentado da colaboração.
4.De que forma é que os serviços de apoio do INESC TEC (nomeadamente o apoio jurídico, o apoio na gestão de projetos, na gestão financeira e de recursos humanos, bem como em questões de comunicação e imagem) podem contribuir para alavancar a atividade de I&D do HASLab?
A importância destes serviços de apoio é indiscutível para o HASLab e está já a materializar-se, nomeadamente aqui no Boletim do INESC TEC (BIP). Considero que esta importância será cada vez mais evidente à medida que se vão concretizando novos projetos.
5. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a nomeação da coordenação do HASLab.
"Ambos os investigadores têm sido, nos últimos anos, os principais mentores e motores das candidaturas e condução, nos casos de aprovação de financiamento, de projetos nacionais e europeus nas duas (de três) áreas pilares do HASLab e na sua conjunção. A sua atividade científica, de suporte e promoção do grupo tem sido absolutamente louvável."
Uma pergunta difícil... Aprendendo com os meus alunos: Julgo que com as respostas anteriores já dá para o 10, vou deixar esta em branco.