Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AuditMark, pela voz de Pedro Fortuna.

Fora de Série

"A atividade científica, de suporte e promoção do grupo levada a cabo por estes investigadores tem sido absolutamente louvável.", Coordenação HASLab

A Vós a Razão

"Entrei para o INESC Porto mal terminei a licenciatura. Aqui me mantive durante oito anos e foi aqui que me doutorei. Terminado o doutoramento, como tinha curiosidade pelo ambiente industrial...", Diana Viegas

Asneira Livre

"[No HASLab] às vezes até aparecemos nas notícias, especialmente no famoso Boletim do INESC TEC...", Paulo Jesus (HASLab)

Galeria do Insólito

"Quem frequenta diariamente o parque de estacionamento do INESC TEC, e presta alguma atenção aos pequenos pormenores, com certeza já terá notado que o género felídeo é frequentador assíduo do recinto..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC recebe diretor da Agência Nacional do Petróleo brasileira

O INESC TEC recebeu, no passado dia 29 de junho, a visita de Alan Kardec, um dos diretores da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do Brasil. O objetivo da visita foi dar a conhecer o trabalho do INESC TEC, nomeadamente nas áreas de robótica, optoeletrónica e energia.

Esta visita surgiu na sequência de um convite do INESC TEC ao diretor desta Agência depois de uma visita de Vladimiro Miranda (diretor do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC) à instituição brasileira. De acordo com Vladimiro Miranda, “a razão por detrás o nosso contacto explica-se pelo interesse do INESC TEC na área de exploração petrolífera, uma componente que tem vindo a ser abordada em conjunto com a Petrobras” (conforme já noticiado pelo BIP).

Alan Kardec teve oportunidade de visitar a Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) já que a robótica submarina é fundamental para a exploração petrolífera, assim como a Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE), dada a importância dos sensores nesta área. Finalmente, o diretor brasileiro passou ainda pela Unidade de Sistemas de Energia (USE), outra área de interesse para a ANP.

noticia 3_1   noticia 3_2Al

Para Vladimiro Miranda, o objetivo era demonstrar que o INESC TEC tinha “condições para executar investigação e desenvolvimento nestas áreas de interesse para a agência brasileira”. Para o diretor português, se Alan Kardec “já estava convencido da capacidade técnica do INESC TEC, ficou certamente impressionado com o modelo de negócio, de inovação e transferência de tecnologia usado na instituição”, um modelo que “não é fácil encontrar par no Brasil”.

Para o futuro ficou agendado o prosseguimento dos contactos para explorar também esta vertente do modelo. Para o Diretor do INESC Porto, existem perspetivas interessantes: “uma tem a ver com a atividade do INESC P&D Brasil e trabalhos em parceria com as universidades no Brasil que têm laboratórios acreditados ou em vias de acreditação - e, se estamos ou vamos colaborar com parceiros brasileiros, parece-nos importante que a entidade reguladora conheça o que fazemos e nos propomos fazer”. Para além disso, “o INESC TEC  poderá partilhar a sua experiência e conhecimento nas áreas de inovação e gestão de tecnologia”.

Finalmente, no âmbito da sua estadia na cidade do Porto, Alan Kardec teve ainda oportunidade de integrar um painel de debate no âmbito da Conferência StudECE2012 (1st PhD Students Conference in Electrical and Computer Engineering).