Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AuditMark, pela voz de Pedro Fortuna.

Fora de Série

"A atividade científica, de suporte e promoção do grupo levada a cabo por estes investigadores tem sido absolutamente louvável.", Coordenação HASLab

A Vós a Razão

"Entrei para o INESC Porto mal terminei a licenciatura. Aqui me mantive durante oito anos e foi aqui que me doutorei. Terminado o doutoramento, como tinha curiosidade pelo ambiente industrial...", Diana Viegas

Asneira Livre

"[No HASLab] às vezes até aparecemos nas notícias, especialmente no famoso Boletim do INESC TEC...", Paulo Jesus (HASLab)

Galeria do Insólito

"Quem frequenta diariamente o parque de estacionamento do INESC TEC, e presta alguma atenção aos pequenos pormenores, com certeza já terá notado que o género felídeo é frequentador assíduo do recinto..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC e Marinha Portuguesa promovem segurança no mar

A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, em parceria com a Marinha Portuguesa, realizou, no dia 14 de julho, testes com veículos autónomos desenvolvidos na Unidade cujo objetivo é prestar auxílio em operações navais.

O exercício, realizado nas zonas de Sesimbra, Tróia e Santa Cruz, intitula-se “Rapid Environmental Picture 2012” (REP12), ocorreu entre os dias 9 e 20 de julho, e associa as áreas da Defesa e Segurança, Investigação & Desenvolvimento (I&D) e Indústria, podendo esta tecnologia ser usada, por exemplo, em operações de busca e salvamento.

De recordar que o INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) e a Marinha Portuguesa assinaram, em junho de 2011, um acordo de parceria com o objetivo de combinar sinergias para desenvolver sistemas marítimos autónomos que podem prestar apoio a atividades de busca e de salvamento em caso de catástrofe.

Para além do INESC TEC e da Marinha Portuguesa, o exercício realizado contou ainda com a participação de várias instituições nacionais e internacionais, tais como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Center for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Norwegian University of Science and Technology, a Technion, a Liquid Robotics, a OceanScan, a Evologics e a Guarda Costeira Americana. É ainda de destacar a participação, pela primeira vez, da Força Aérea Portuguesa com a utilização  e desenvolvimento de veículos autónomos aéreos no âmbito do projeto PITVANT.

O REP12 contou com a participação de 10 veículos submarinos, sete veículos de superfície  e sete veículos aéreos. Parte do exercício decorreu nas áreas de Sesimbra e Tróia, onde cerca de 30 investigadores, entre militares e civis, embarcaram no NRP Bacamarte.