INESC TEC organiza workshop sobre empreendedorismo
O INESC TEC, através da Unidade de Inovação e Transferência de tecnologia (UITT), organizou a segunda edição do SEEW – Science and Engineering Entrepreneurship Workshop – Leaning by Doing, que se realizou entre os dias 9 e 13 de julho. Este evento contou com o apoio do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida e da Universidade do Porto.
Depois do sucesso da edição de 2011, este workshop, dirigido a pós-graduados e pós-doutorados nas áreas de ciência e engenharia, tinha como objetivo mostrar aos participantes conceitos e práticas do pensamento empreendedor e empreendedorismo, promovendo uma experiência imersiva e realista. No âmbito desta iniciativa, os participantes puderam desempenhar o papel de fundadores de empresas, criando uma visão e executando um plano para essa “empresa”.
Com um conjunto variado de palestras, oradores convidados, exercícios e apresentações, este Workshop propunha-se então a ensinar e desafiar os participantes a melhorarem as suas capacidades empreendedoras, usando o pensamento e a ação, que podem posteriormente ser usadas para criar empresas ou mesmo para planear e executar projetos de I&D em empresas de grande dimensão.
O evento contou com um Comité Científico de alta qualidade constituído por José Manuel Mendonça (Presidente do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC), João Claro (Coordenador da UITT), Mário Barbosa (Presidente do Instituto de Engenharia Biomédica – INEB), José Carlos Príncipe (Presidente do Scientific Advisory Board do INESC TEC e Docente na Universidade da Florida) e, finalmente, Erik Sander (Diretor do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida).
O resultado não podia ter sido mais positivo. Para a organização e os participantes, o evento provou ser um sucesso: “expectativas ultrapassadas”, “uma experiência maravilhosa, tanto de um ponto de vista profissional como pessoal”, “um bom balanço entre o mundo académico e experiência real” foram apenas algumas das perceções que ficaram deste evento.