Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AuditMark, pela voz de Pedro Fortuna.

Fora de Série

"A atividade científica, de suporte e promoção do grupo levada a cabo por estes investigadores tem sido absolutamente louvável.", Coordenação HASLab

A Vós a Razão

"Entrei para o INESC Porto mal terminei a licenciatura. Aqui me mantive durante oito anos e foi aqui que me doutorei. Terminado o doutoramento, como tinha curiosidade pelo ambiente industrial...", Diana Viegas

Asneira Livre

"[No HASLab] às vezes até aparecemos nas notícias, especialmente no famoso Boletim do INESC TEC...", Paulo Jesus (HASLab)

Galeria do Insólito

"Quem frequenta diariamente o parque de estacionamento do INESC TEC, e presta alguma atenção aos pequenos pormenores, com certeza já terá notado que o género felídeo é frequentador assíduo do recinto..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

AMBIÇÃO E TREINO

Archilochos (Αρχιλοχοσ) é um daqueles muitos gregos da Antiguidade que conhecemos apenas através dos ecos da sua existência. Há muitos homens e mulheres assim na História da humanidade, radiações de fundo de um big bang pessoal que não podemos testemunhar diretamente.

Foi poeta e guerreiro, louvado e imitado por séculos e é pelos fragmentos que outros reproduziram que nos apercebemos da sua aguda perceção. Terá escrito:

Não ascendemos ao nível das ambições que temos, descemos ao do treino que recebemos.

Eis, a um tempo, o pensador e o soldado. Eis, numa síntese crua, o que devemos compreender na formatação da nossa atitude, como pessoas de ciência num país enfrentando dificuldades e crise.

Cada pessoa, cada cientista é um ser nascido para ser livre e tem direito à sua originalidade. Porém, só a formatação (que um processo de treino e condicionamento gera) lhe permitirá reagir adequadamente quando a circunstância o exigir. Isso consegue-se nos exércitos e consegue-se nas organizações: o que começa por ser disciplina vira arma, instrumento, ferramenta, atitude, método de reação, resposta.

Face a um momento difícil, aqueles que foram disciplinados e formados por uma cultura de exigência, de trabalho, de qualidade, de avaliação, de solidariedade, de união, contribuirão para o êxito coletivo. O INESC TEC (como outras instituições) existe também para propiciar e proporcionar esta cultura – e viver imerso nela é receber o treino adequado como cientista e cidadão.

Acarinhar as organizações, reforçar as instituições é apreender a mensagem longínqua de Archilochos – e dar-lhe sentido.