A Vós a Razão
O LIAAD no INESC TEC: o todo e a soma das partes
Por Pedro Campos*
Na altura em que escrevo este texto, estou a fazer um curso, daqueles em que somos mais de cinco mil alunos! O curso é sobre complexidade. A aula de ontem foi sobre formigas. Já aprendi que os sistemas complexos são formados por componentes simples, que interagem entre si como as formigas. Não existe um controlo central, pelo menos muito forte. Tudo funciona porque existe um entendimento implícito ente as componentes. E este entendimento é o que se designa por “comportamento emergente”. Um aspeto curioso destes sistemas complexos é que o sistema, como um todo, representa mais do que a soma das suas partes individuais.
A aula de hoje é sobre uma banda de Jazz. Os vários instrumentos vão encaixando com um mesmo fim. Com o mesmo entendimento. O comportamento emergente é a sintonia. Há uns dias, curiosamente, tive uma experiência semelhante com colegas do INESC TEC. Alguns, como eu, não conheciam ninguém. Fomos tocar Jazz. E o entendimento foi imediato.
Vejo a integração do LIAAD desta mesma forma: contribuindo para um todo orgânico, procurando interrelação com os outros componentes que formam o sistema INESC TEC. Esta aproximação é importante: quer para o crescimento da parte LIAAD, quer para o todo INESC TEC. Como componente, o LIAAD pode agora desenvolver melhor a sua atividade. Tem melhores condições de trabalho e está mais próximo das outras componentes com quem pode desenvolver trabalho conjunto. As linhas de investigação do LIAAD são transversais na ação do INESC TEC, cobrindo áreas como Data Mining, Modelização, Otimização e Análise de Dados, para suporte à decisão.
Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos, e tal como se disse no dia da celebração da mudança das instalações do LIAAD para o edifício do INESC Porto, "o todo é claramente maior do que a soma das partes".
*Colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD)