INESC TEC em destaque nos Balcãs
Nuno Fidalgo, investigador na Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC, deslocou-se recentemente a Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, para prestar serviços de consultoria na área de Load Research, em cooperação com o Regulatory and Energy Assistance Project (REAP), numa iniciativa patrocinada pela United States Agency for International Development (USAID).
Este contrato de consultoria pretende apoiar as empresas do setor elétrico e entidades reguladoras dos países da Península Balcânica na realização de estudos e desenvolvimento de projetos com vista à futura implementação do mercado liberalizado de energia. Nuno Fidalgo teve a seu cargo a avaliação da evolução destes projetos, apresentando sugestões para otimizar procedimentos e identificando os desenvolvimentos fundamentais para as próximas etapas.
De recordar que a intervenção do INESC TEC nos Balcãs não é recente. Em 2008, o INESC Porto (entidade que coordena o INESC TEC) iniciou dois projetos na área de energia no âmbito do programa TEMPUS. O primeiro projeto, designado JADES – Joint Advanced Doctoral Degree in Energy Systems, veio no seguimento de um projeto anterior, o CEFES - Cost Effective and Environmentally Friendly Energy Systems, e organizou um programa de Mestrado para as Universidades de Tuzla (Bósnia), Novi Sad (Sérvia) e St. Kiril i Methodius (Macedónia). O segundo, intitulado SEECEN – South East Europe Continuing Education Network, teve como objetivo organizar uma ação de formação avançada em sistemas de energia elétrica, orientada a quadros técnicos de empresas do setor, bem como organismos governamentais e reguladores.
Mais recentemente, o INESC TEC assinou um contrato de consultoria avançada para apoiar diretamente os reguladores e operadores da rede elétrica da Bósnia-Herzegovina no desenvolvimento de perfis de consumo para o funcionamento do mercado elétrico, e ainda na definição de metodologias que permitam quantificar de forma completa os custos associados aos vários tipos e grupos de consumidores.