Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da REN - Redes Energéticas Nacionais, pela voz de Miguel Silva.

Fora de Série

"Acho que devemos ser nós próprios e acima de tudo fazer mais e melhor em momentos particularmente difíceis, como este que atravessamos." Luís Seca (USE)

A Vós a Razão

"Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos (...) "o todo é claramente maior do que a soma das partes", Pedro Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"O HASLab integrou-se recentemente no INESC TEC. Variadas razões motivaram este casamento...", Alcino Cunha (HASLab)

Galeria do Insólito

Já ouviu falar do “Gabinete da Extinção”? Fica no INESC TEC! Vá ver com os seus próprios olhos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC cria aplicação que promove recolha inteligente do lixo

Como tornar a recolha do lixo mais eficiente e económica? Foi a pensar nesta questão que três investigadores da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) do INESC TEC começaram a desenvolver a aplicação CleanMyCity. Trata-se de uma app para gestão da recolha de lixo, inserida no âmbito do APSAT, projeto europeu que pretende demonstrar a eficácia dos serviços satélites inovadores, permitindo às coletividades manter o objetivo de desenvolvimento sustentável.

A aplicação já está quase concluída e tem sido apresentada em vários eventos. Mais recentemente marcou presença em Madrid, no workshop “Promoting tourism through satellite Technologies applications” da FITUR, Feira Internacional de Turismo de Espanha.

A CleanMyCity pode ser utilizada em meios urbanos ou em meios rurais, permitindo aos cidadãos reportar (em tempo real ou diferido) o estado de conservação e enchimento de contentores coletivos de lixo e ecopontos, e ainda notificar os objetos  abandonados. O objetivo é dar a conhecer às entidades competentes situações reais, para que possam organizar as recolhas de forma a garantir uma maior eficiência e redução de custos, fornecendo também um melhor serviço.

A app é constituída por três vetores: uma aplicação móvel, uma aplicação web e um backoffice, sendo que as duas primeiras já se encontram concluídas. “Estamos de momento a trabalhar no backoffice. As apps estão ainda a ser testadas com um grupo restrito de utilizadores, mas o próximo passo será a realização de testes de campo reais”, revela Lino Oliveira, que tem trabalhado no projeto com Rui Barros e Jorge Daniel Santos (da USIG), Domingos Silva, da CIM do Ave - Comunidade Intermunicipal do Ave.

Além do CleanMyCity, o projeto APSAT engloba outros projetos que focam, por exemplo, a redução dos gases do efeito estufa, a recolha de informação para a proteção do ambiente ou a criação de novos serviços. O objetivo é mostrar a utilidade dos serviços por satélite e de que forma os cidadãos poderão beneficiar direta ou indiretamente dessas novas tecnologias que irão melhorar o seu dia a dia e o ambiente.