Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da REN - Redes Energéticas Nacionais, pela voz de Miguel Silva.

Fora de Série

"Acho que devemos ser nós próprios e acima de tudo fazer mais e melhor em momentos particularmente difíceis, como este que atravessamos." Luís Seca (USE)

A Vós a Razão

"Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos (...) "o todo é claramente maior do que a soma das partes", Pedro Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"O HASLab integrou-se recentemente no INESC TEC. Variadas razões motivaram este casamento...", Alcino Cunha (HASLab)

Galeria do Insólito

Já ouviu falar do “Gabinete da Extinção”? Fica no INESC TEC! Vá ver com os seus próprios olhos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta perfis de perdas para mercado de eletricidade em 2013

O INESC TEC concluiu recentemente um projeto que permitiu determinar perfis de perdas e fatores de ajustamento para perdas na rede elétrica para o ano 2013, necessários para o funcionamento do mercado de eletricidade.

Este trabalho foi desenvolvido na sequência de um contrato com a EDP Distribuição. Os resultados deste trabalho serão em breve apresentados à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que decidirá os perfis a serem adotados.

Em ambiente de mercado, os perfis de perdas são utilizados para determinar as perdas associadas a cada consumidor para cada intervalo de 15 minutos, permitindo a disponibilização de informação mais precisa aos diversos Agentes de Mercado. Este projeto foi liderado operacionalmente por Nuno Fidalgo, investigador da Unidade de Sistemas de Energia do INESC TEC.