Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da REN - Redes Energéticas Nacionais, pela voz de Miguel Silva.

Fora de Série

"Acho que devemos ser nós próprios e acima de tudo fazer mais e melhor em momentos particularmente difíceis, como este que atravessamos." Luís Seca (USE)

A Vós a Razão

"Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos (...) "o todo é claramente maior do que a soma das partes", Pedro Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"O HASLab integrou-se recentemente no INESC TEC. Variadas razões motivaram este casamento...", Alcino Cunha (HASLab)

Galeria do Insólito

Já ouviu falar do “Gabinete da Extinção”? Fica no INESC TEC! Vá ver com os seus próprios olhos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

SEGUREM-ME SENÃO EU FAÇO

"Podem imaginar o que eu faria, se pudesse fazer tudo o que posso?", desafiou Sun Tzu há 2500 anos. É muito tempo para uma frase perdurar e, se ela resiste, é porque tem uma profundidade em que os homens (mulheres) se conseguem permanentemente reconhecer.

Na interpretação mais linear, ela explicita-nos uma verdade brutal: a realidade das coisas tolhe o nosso movimento. É como se transitássemos de uma infância para a maturidade e compreendêssemos a necessidade do pragmatismo e do compromisso – enfim, sonhos serão sempre sonhos mas o que é preciso é pôr os pés na terra. Nesta perspetiva, a frase é um lamento breve de impotência de quem se acha órfão do destino.

Há, porém, um outro modo de a compreender, e esse gostaria de o continuar a sentir: é o do desafio inconformado. Não é lamento, não é angústia. É uma afirmação do direito a sonhar e do querer continuar.

Quando a realidade nos sufoca, é o momento de proferir essa ameaça, uma espécie de "segurem-me senão eu faço". Que eu sonho o meu próprio destino.

Na vida do INESC TEC e suas anteriores encarnações não nos seguraram e fizemos, não sei se mais do que permitia a força humana, mas decerto mais do que alguém previra face à sensata e aborrecida realidade. A realidade de crise que nos açoita, agora, é apenas uma provocação passageira para os que, como nós, sonham em permanente convicção.