INESC TEC reforça posição na área das redes elétricas inteligentes
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC integra dois consórcios que pretenderam dar resposta a chamadas específicas lançadas pela Comissão Europeia na área das redes elétricas inteligentes. As propostas de projeto associadas a cada um dos consórcios foram aprovadas e passaram à fase de negociação com a Comissão Europeia, que se iniciou no passado dia 22 de junho.
Um dos consórcios, liderado pela EDP Distribuição e onde INESC TEC está responsável pela coordenação técnico-científica do projeto, desenvolveu a proposta intitulada SuSTAINABLE - Smart distribution System operaTion for mAximizing the INtegration of renewABLE generation. O consórcio conta ainda com a participação da EFACEC, da Universidade de Manchester (Reino Unido), da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha), da Universidade Pontifícia Comillas – Madrid (Espanha), da Universidade Técnica de Atenas (Grécia) e da Public Power Corporation (Grécia).
Trata-se de uma proposta inovadora que tem por objetivo proporcionar ferramentas avançadas para a operação e planeamento da rede de distribuição. As futuras infraestruturas laboratoriais da USE proporcionarão condições especiais para a validação de conceitos a desenvolver, sendo que estes serão posteriormente testados na InovCity em Évora.
O outro consórcio desenvolveu a proposta denominada STABALID - STAtionary Batteries LI-ion safe Deployment, centrada na tecnologia de baterias de iões de lítio enquanto solução promissora para permitir aumentar os níveis de integração de fontes renováveis nas redes de distribuição.
O objetivo principal do STABALID é facilitar a implementação baterias estacionárias de lítio, sendo que para isso será desenvolvido um novo procedimento de teste para este tipo de baterias. O projeto é liderado pelo European Virtual Institute for Integrated Risk Management – EU-VRi (Alemanha), e conta com a participação do INESC TEC, da EDP Distribuição, do Institut National de l’Environnement Industriel et des Risques – INERIS (França) e do TÜV SÜD Battery Testing GmbH (Alemanha).