Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
José Paulo Silva, Administrador da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A.
-
"[Desta colaboração] resultou um layout de produção e um conjunto de processos produtivos mais eficientes e otimizados."
- "Esperamos poder contar num futuro próximo com a competência do INESC TEC em outros processos complementares, como sejam o planeamento/programação da produção."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
O INESC TEC foi o parceiro selecionado pela JPM para o desenvolvimento de uma solução para a organização dos nossos processos internos de produção, alinhada com o modelo de negócio e estratégia já definidos pela empresa.
O projeto teve o grande mérito de colocar em causa toda a organização do nosso processo produtivo, tendo acabado por ser sugeridas abordagens diferentes das utilizadas na JPM. Daqui resultou um layout de produção e um conjunto de processos produtivos mais eficientes e otimizados.
Áreas de Negócio
Automação e Equipamentos Industriais
Ano em que colaborou com o INESC TEC
2012
Título do projeto
Otimização dos processos produtivos
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
António Correia Alves
Testemunho relativo ao Projeto
A participação do INESC TEC não foi uma consultoria externa no estrito sentido do termo. Foi um projeto conjunto, no qual uma equipa mista composta por especialistas do INESC TEC e colaboradores/as da JPM partilhava ideias e dividia tarefas. Deste modo, o conhecimento do negócio detido pelos colaboradores internos foi mais rapidamente apreendido pelos consultores do INESC TEC, os quais partilharam com a equipa, através de formação prática, os conhecimentos teóricos aplicados durante o projeto.
Para responder às questões levantadas pelo projeto, o INESC TEC utilizou a metodologia VSM (Value Stream Mapping), o que permitiu ter uma melhor noção de quais as atividades que geram valor e sobretudo do peso que as atividades que não geram valor ao produto final podem ter no nosso processo produtivo. Conceitos como setup, tempo de transição ou movimentação de materiais foram abordados como sendo os potenciais pontos de melhoria do processo. O que resultou daqui foi um mapeamento de situação futura mais eficiente onde o tempo aplicado em tarefas sem valor acrescentado era menor.
Esperamos poder contar num futuro próximo com a competência do INESC TEC em outros processos complementares, como sejam o planeamento/programação da produção.