Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC inicia projeto na área de transmissão de dados

Arrancou no dia 1 de maio um projeto nacional com o envolvimento da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) que tem como objetivo desenvolver transcetores de rádio energeticamente eficientes para a transmissão de dados.

Intitulado CREaTION – Cognitive Radio Transceiver Design for Energy Efficient Data Transmission, o projeto visa o desenvolvimento de transcetores de rádio adaptáveis, utilizando transmissores e recetores digitais para multiportadora e multinorma por forma a responder às necessidades da próxima geração de dispositivos de comunicação sem fios, que devem alcançar taxas de transmissão de dados na ordem dos Gigabit por segundo, registando um baixo consumo de energia. Com estes transcetores adaptáveis, será possível fazer um uso mais eficiente do espetro de radiofrequência e otimizar a interoperabilidade dos dispositivos.

A UTM participa no desenvolvimento do front-end analógico de radiofrequência, é responsável pelo projeto de um processador reconfigurável para agregação de espetro e colabora no desenvolvimento do transmissor digital flexível. Para além do INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação do Instituto de Telecomunicações (polos da Universidade de Aveiro (UA), do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e da Universidade da Beira Interior (UBI)), e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) em Aveiro.

Do lado do INESC TEC, o projeto será coordenado por João Canas Ferreira, investigador da UTM, e conta com a participação de José Machado da Silva da mesma Unidade. A coordenação geral está a cargo de Nuno Borges de Carvalho do IT/Aveiro. O CREaTION conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).