INESC TEC apresenta resultados preliminares do projeto europeu STABALID
O INESC TEC apresentou, nos dias 23 e 24 de abril, os resultados preliminares obtidos no âmbito do projeto europeu STABALID (STAtionary BAtteries LI-ion safe Deployment), que conta com a participação da Unidade de Sistemas de Energia (USE). Os resultados foram apresentados num workshop que se realizou em Paris, França, que contou com a participação de todos os parceiros envolvidos no projeto, bem como com a participação de parceiros de um projeto complementar, que decorre em paralelo (o STALLION).
O projeto STABALID, que arrancou em outubro do ano passado, tem como principal objetivo facilitar a utilização segura de baterias estacionárias (LI-ion – baterias de ião lítio), com capacidade acima de 1 MWh e células maiores que 10 Ah, em redes elétricas. Para isso, o STABALID propõe-se a desenvolver, testar, validar e disseminar um novo procedimento de teste e utilização (standard) de baterias estacionárias.
As baterias de LI-ion constituem uma promissora tecnologia que permite melhorar a integração de fontes de energia renováveis na matriz energética e promover uma melhor gestão deste tipo de energia na rede europeia. No âmbito do projeto, o INESC TEC tem a seu cargo o desenvolvimento de uma avaliação dos riscos inerentes à utilização deste tipo de equipamentos, bem como o desenvolvimento de uma metodologia que permite simular e analisar o desempenho destes equipamentos em redes elétricas.
O encontro na cidade de Paris deu uma oportunidade de os dois consórcios (STABALID e STALLION) discutirem os principais pontos em comum de ambos os projetos num sentido de convergência e conclusões mútuas. No workshop, os responsáveis pelo trabalho do lado do INESC TEC apresentaram os principais resultados do trabalho, que serão discutidos e consolidados durante este mês de maio, altura em que termina a primeira fase do projeto, com a entrega do relatório final.
O STABALID tem uma duração total de 30 meses. A equipa da USE que participa neste projeto é constituída por Joel Filipe Soares, Ivo Costa, Leonel Carvalho e Mauro Rosa. Para além do INESC TEC, o STABALID conta ainda com os seguintes parceiros: European Virtual Institute for Integrated Risk Management (EU-VRi, Alemanha), SAFT SAS (França), EDP Distribuição - Energia, S.A. (Portugal), Institut National de l'Environnement Industriel et des Risques (INERIS, França), TÜV SÜD Battery Testing GmbH (Alemanha).