Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta aplicação para previsão de investimentos na rede elétrica

No âmbito de um contrato entre o INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) e a EDP Distribuição, a Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC desenvolveu e implementou uma aplicação que permite estimar o montante dos investimentos obrigatórios a realizar na rede elétrica por parte da EDP Distribuição. Estes investimentos decorrem, entre outros aspetos, da ligação de novas instalações, bem como das comparticipações devidas pelos requisitantes de novas ligações.

A aplicação, desenvolvida durante o projeto PROB (Previsão de Investimentos Obrigatórios), permitirá fazer estimativas dos investimentos e comparticipações para o horizonte 2013-2019, avaliando a evolução destas grandezas juntamente com a previsão de evolução do consumo em Portugal, bem como de diversos parâmetros de caráter macroeconómico. O modelo geral incorpora ainda os efeitos das alterações regulamentares ocorridas em 2007 e em 2013 e que, numa primeira fase, provocaram uma redução do valor das comparticipações e, de seguida, se estima poder originar o seu incremento.

A aplicação foi demonstrada no início de maio e recebida positivamente pela equipa da EDP Distribuição que acompanhou o projeto. Na reunião final, a empresa manifestou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido, bem como pelos resultados apresentados.

Esta primeira fase do projeto teve a duração de 12 meses, estando previstas duas atualizações das estimativas em 2014 e 2015. No desenvolvimento desta aplicação participaram José Nuno Fidalgo, João Tomé Saraiva e Rui Nogueira da Costa, todos investigadores da USE.