INESC TEC cria plataforma de gestão de hospitais
O INESC TEC, através da sua Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI), desenvolveu a plataforma HOBE (Benchmarking Hospitais Portugueses), que tem como objetivo promover a acessibilidade, por parte das instituições hospitalares nacionais, a uma ferramenta de suporte à sua avaliação, permitindo a comparação de hospitais online. A 15 de maio, a plataforma foi apresentada no âmbito de um workshop que se realizou nas instalações da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
A plataforma foca atualmente a gestão hospitalar, estabelecendo comparações entre os hospitais no seu todo ou a um nível mais detalhado, correspondente às diferentes especialidades médicas ou cirúrgicas. Para isso é utilizado um vasto conjunto de indicadores, classificados em termos de produtividade, custos e qualidade. Para além do benchmarking, a plataforma HOBE permite ainda aos hospitais observar o seu desempenho ao longo do tempo, em cada indicador, contribuindo para o desenvolvimento de métodos sistemáticos para a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços.
A plataforma está a ser desenvolvida e testada com dados de 2008 e 2009, fornecidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Após esta primeira fase de construção e teste da plataforma, o objetivo é estabelecer parcerias com hospitais de forma a iniciar a recolha de dados de melhor qualidade e rever a especificação dos indicadores de benchmarking para assegurar a sua robustez e relevância.
O HOBE conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e resulta de uma parceria entre a UCP (entidade coordenadora) e o INESC TEC. O projeto arrancou em março de 2011, e tem uma duração de três anos.