Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC cria plataforma de gestão de hospitais

O INESC TEC, através da sua Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI), desenvolveu a plataforma HOBE (Benchmarking Hospitais Portugueses), que tem como objetivo promover a acessibilidade, por parte das instituições hospitalares nacionais, a uma ferramenta de suporte à sua avaliação, permitindo a comparação de hospitais online. A 15 de maio, a plataforma foi apresentada no âmbito de um workshop que se realizou nas instalações da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A plataforma foca atualmente a gestão hospitalar, estabelecendo comparações entre os hospitais no seu todo ou a um nível mais detalhado, correspondente às diferentes especialidades médicas ou cirúrgicas. Para isso é utilizado um vasto conjunto de indicadores, classificados em termos de produtividade, custos e qualidade. Para além do benchmarking, a plataforma HOBE permite ainda aos hospitais observar o seu desempenho ao longo do tempo, em cada indicador, contribuindo para o desenvolvimento de métodos sistemáticos para a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços.

A plataforma está a ser desenvolvida e testada com dados de 2008 e 2009, fornecidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Após esta primeira fase de construção e teste da plataforma, o objetivo é estabelecer parcerias com hospitais de forma a iniciar a recolha de dados de melhor qualidade e rever a especificação dos indicadores de benchmarking para assegurar a sua robustez e relevância.

O HOBE conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e resulta de uma parceria entre a UCP (entidade coordenadora) e o INESC TEC. O projeto arrancou em março de 2011, e tem uma duração de três anos.