Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC vende segundo robô submarino ao Brasil

O INESC TEC acaba de vender mais um robô submarino ao Brasil, na sequência da parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que levou à exportação, em 2011, do robô TriMARES para inspecionar a barragem do Lajeado e a respetiva albufeira.

A parceria com esta universidade brasileira incluía a formação de recursos humanos, o que levou investigadores da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC ao Brasil para prestarem serviços de formação e trouxe quatro investigadores daquela universidade brasileira ao laboratório do INESC TEC no ano passado. Durante a estadia em terras lusas, os investigadores brasileiros tiveram oportunidade de efetuar várias experiências com o MARES, um equipamento semelhante ao TriMARES, mas com dimensões mais reduzidas e de operação mais simples.

Uma vez que a UFJF está a agregar um conjunto de novos investigadores na área da robótica subaquática, o grupo de robótica daquela universidade entendeu que o MARES seria a plataforma ideal para os investigadores adquirirem experiência na área, e foi essa a razão que levou à compra desta unidade. O robô servirá sobretudo para treinar os investigadores ao nível de tarefas de navegação e controlo. Atendendo à modularidade do equipamento, será ainda possível testar a integração de novos sensores.

O MARES é uma ferramenta autónoma capaz de estudar o fundo do mar e a qualidade da água, sem qualquer impacto ambiental, uma vez que funciona com baterias recarregáveis. O TriMARES constitui uma versão mais avançada do MARES e foi inclusivamente distinguido pela revista Exame Informática na categoria de Inovação dos Prémios «O Melhor de 2011».

A equipa da ROBIS responsável pelo desenvolvimento do MARES e do TriMARES é constituída por Nuno Cruz, Aníbal Matos, José Melo, Nuno Abreu, Rui Almeida e Bruno Ferreira.