INESC TEC inicia projeto sobre sensores virtuais
No dia 1 de junho a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC dará início ao projeto PCSA – Place characterization from sensing and acting, um trabalho que pretende caracterizar locais com base em dados de sensores virtuais.
O conceito de local está a ser visto cada vez mais como sendo um elemento fundamental na conceção de sistemas ubíquos. Em particular, são conhecidos vários serviços (online ou aplicações para smartphones, tais como serviços do género recomendação de produtos) que de alguma forma procuram adaptar-se ao seu contexto social e de localização. Este projeto tem como objetivo definir um conjunto de representações e métricas desses locais virtuais, geradas automaticamente a partir da informação da presença de pessoas nesses locais e das suas interações com serviços lá existentes. Juntamente com estas métricas planeia-se criar um suporte básico de sistema que permitirá associar recursos físicos, lógicos e de aplicação a esses locais.
A intervenção da UTM será liderada por Ricardo Morla e focar-se-á na definição das métricas de caracterização de locais. Para além do INESC TEC, o PCSA conta ainda com a Universidade do Minho como instituição proponente. O projeto conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e terá a duração de um ano.