Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC inicia projeto sobre sensores virtuais

No dia 1 de junho a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC dará início ao projeto PCSA –  Place characterization from sensing and acting, um trabalho que pretende caracterizar locais com base em dados de sensores virtuais.

O conceito de local está a ser visto cada vez mais como sendo um elemento fundamental na conceção de sistemas ubíquos. Em particular, são conhecidos vários serviços (online ou aplicações para smartphones, tais como serviços do género recomendação de produtos) que de alguma forma procuram adaptar-se ao seu contexto social e de localização. Este projeto tem como objetivo definir um conjunto de representações e métricas desses locais virtuais, geradas automaticamente a partir da informação da presença de pessoas nesses locais e das suas interações com serviços lá existentes. Juntamente com estas métricas planeia-se criar um suporte básico de sistema que permitirá associar recursos físicos, lógicos e de aplicação a esses locais. 

A intervenção da UTM será liderada por Ricardo Morla e focar-se-á na definição das métricas de caracterização de locais. Para além do INESC TEC, o PCSA conta ainda com a Universidade do Minho como instituição proponente. O projeto conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e terá a duração de um ano.