João Peças Lopes preside ao Júri do Prémio REN
O Diretor do INESC Porto, João Peças Lopes, foi designado Presidente do Júri do Prémio REN. O coordenador da Unidade de Sistemas de Energia (USE) Manuel Matos foi também indicado para vogal do júri.
O Prémio REN é o mais antigo prémio com cariz científico atribuído em Portugal. Desde 1995 que esta iniciativa destaca as melhores teses de Mestrado realizadas no âmbito das redes e dos sistemas elétricos de energia e gás natural. Presidir ao júri constitui, desta forma, “uma grande honra e um privilégio”, afirma João Peças Lopes, até porque a nomeação “representa o reconhecimento da competência e liderança científica do INESC TEC em Portugal, mas também fora do país, na área dos sistemas de energia”, acrescenta o Diretor.
O júri terá de avaliar o nível de conhecimentos técnicos e científicos, o carácter inovador da abordagem e dos resultados, e ainda a criatividade demonstrada quanto aos objetivos e métodos desenvolvidos nas teses apresentadas por alunos de todo o país. “Acho fundamental poder reconhecer a qualidade do trabalho que é feito ao nível da formação dos alunos envolvidos com estudo de temas da área da Energia e em particular a Energia Elétrica”, afirma o também professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. “Temos de promover cada vez mais o reconhecimento do mérito e da qualidade do trabalho das pessoas, e os prémios servem para isso mesmo”, considera.
A cerimónia de apresentação do Prémio REN e do novo júri teve lugar no dia 29 de maio, na Fundação Champalimaud. João Peças Lopes marcou presença no evento que contou ainda com a intervenção de Donald Sadoway, prestigiado professor do MIT – Massachusetts Institute of Technology.