INESC TEC traz à Invicta quase três centenas de especialistas na área de Energia
Objetivo era discutir o mercado energético europeu
Decorreu de 6 a 9 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a 13ª edição da European Energy Market Conference (EEM 2016), trazida pela primeira vez ao Porto pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC. Foram quase 300 os especialistas de 37 nacionalidades que se dirigiram à Invicta para discutir os mercados de eletricidade, assim como a sua regulação e monitorização, o planeamento e a operação das redes, as energias renováveis, os sistemas de previsão, entre outros assuntos. Pela primeira vez na cidade do Porto, a edição de 2016 foi a maior registada até hoje.
Edição de 2016 da EEM foi a mais concorrida de sempre
As Conferências EEM têm vindo a estabelecer uma tradição forte na Europa e por todo o mundo, garantindo um fórum de discussão de um conjunto de questões alargadas relacionadas com os mercados de energia, não apenas no que diz respeito a modelizações matemáticas e algoritmos de solução, mas também relativamente ao desenho dos mercados, aspetos regulatórios e desafios que este setor enfrenta no futuro.
Com uma periodicidade anual, as Conferências EEM têm vindo a crescer ao longo dos anos, tendo a edição de 2016 sido a maior das 13 até agora realizadas. Este crescimento pode ser comprovado pelo número de abstracts recebidos e sua distribuição geográfica (323 de 37 países), full papers submetidos (255), e também pelo número de participantes (270 de 36 países).
Um desafio ganho
A edição de 2016 foi trazida pela primeira vez ao Porto pelo INESC TEC, com uma Comissão Organizadora liderada por João Tomé Saraiva, investigador do CPES e docente na FEUP. Da Comissão Organizadora fizeram ainda parte José Nuno Fidalgo, Jorge Pereira, José Rui Ferreira, Hélder Leite, Leonel Carvalho, Helena Vasconcelos, Phillipe Vilaça, todos investigadores do INESC TEC, e ainda Dennis Metz, Mário Coelho e Juliana Mitkiewicz, estudantes de doutoramento da FEUP. Já o International Scientific Committee foi liderado por Manuel Matos, coordenador do CPES, e contou com 101 membros.
Para João Tomé Saraiva, “a organização da EEM 2016 representou um enorme desafio mas, atendendo ao feedback que fomos recebendo, à forma participada como decorreram as sessões e à qualidade das conferências plenárias, pensamos que foi um desafio ganho”.
Porquê o Porto?
A organização da EEM no Porto constituiu o culminar de um conjunto de atividades que foram sendo desenvolvidas nos anos mais recentes pelo CPES, nomeadamente em termos de participação em projetos nacionais e internacionais, atividade de consultoria técnica e atividade de investigação que tem vindo a ser desenvolvida nesta área.
Por outro lado, a participação de diversos investigadores do CPES em edições anteriores da EEM contribuiu para aumentar “a nossa responsabilidade em relação a esta conferência e incentivou-nos a propor a organização da EEM 2016 no Porto”, explica João Tomé Saraiva.
De acordo com a organização, “conseguimos constituir um Comité Organizador muito empenhado, assim como um Comité Científico para revisão dos full papers submetidos integrando 101 colegas de diversos países. No decorrer da Conferência contámos ainda com o apoio de cerca de 20 alunos do MIEEC e de programas doutorais da FEUP. O desafio foi muito grande, mas o balanço é extremamente positivo,” revela o investigador.
A conferência recebeu ainda keynote speakers de renome, tais como Jorge Vasconcelos (presidente da NEWES, e anterior Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ERSE), Tomás Gómez (docente na Universidad Pontificia Comillas, Madrid, e ex-membro da Comission Nacional de Energia de Espanha), Goran Strbac (docente na Imperial College London), Ricardo Nunes (diretor de marketing e desenvolvimento de negócio na OMIP – Operador do Mercado Ibérico Pólo Português), Rafael González (Operador do Mercado Ibérico, Polo Espanhol), Albino Marques (Diretor do Despacho Nacional e da Centro de Controlo da REN) e, finalmente, Irina Oleinikova (diretora do Institute of Physical Energetics, Letónia).
Prémios para os melhores
No âmbito da EEM 2016 foram distribuídos prémios para os autores estudantes dos melhores artigos submetidos e apresentados na EEM 2016. O objetivo destes prémios é incentivar a atividade de investigação dos mais jovens, contribuindo para assegurar a continuidade e o interesse por futuras edições da conferência.
Além disso, foram premiados os vencedores da uma competição promovida nos meses de abril e maio de 2016 pela SmartWatt, spin-off do INESC TEC, para a obtenção de previsões de preços do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL).
A próxima edição da Conferência EEM decorre de 6 a 9 de junho de 2017 na Technische Universität Dresden, na Alemanha.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC e UP-FEUP.