INESC TEC em destaque no Encontro Nacional Ciência 2016
O INESC TEC terá uma forte participação no Encontro Nacional Ciência 2016, a maior e mais diversificada reunião de cientistas e investigadores portugueses, que decorrerá de 4 a 6 de julho no Centro de Congressos de Lisboa.
O programa resultou de uma consulta prévia a todas as unidades de I&D e inclui quase uma centena de sessões temáticas concebidas com base nas mais de 320 propostas recebidas. Os oradores e moderadores das várias sessões incluem cientistas de todo o país, representantes de empresas, responsáveis por instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior e outras entidades envolvidas no desenvolvimento científico e tecnológico do país.
O INESC TEC Laboratório Associado terá 11 investigadores a participar em oito sessões: Eduardo Silva (CRAS) na sessão “Exploração do mar profundo”, Teresa Galvão (CEGI) na sessão “Cidades inteligentes e sustentáveis”, Paulo Marques (CAP) na sessão “Comunicações e sensores óticos”, João Paulo Cunha (C-BER) na sessão “Imagiologia”, Pedro Guedes de Oliveira (CA) nas sessões “Competências digitais” e “Laboratórios colaborativos”, Luís Filipe Antunes e Rolando Martins (CRACS) na sessão “Ciência de dados”, na qual João Gama (LIAAD) fará a apresentação de contexto e a moderação, e Luís Miguel Pinho (moderador), Vincent Nellis e Raghu R. (Unidade Associada CISTER) na sessão “Sistemas ciber-físicos”. Contará ainda, como orador convidado, com Sir John O’Reilly (Reino Unido) que integra a Comissão de Acompanhamento Científico do INESC TEC.
Além das sessões plenárias e temáticas, que focam desafios específicos da ciência em Portugal, serão também apresentadas cerca de meia centena de demonstrações práticas da investigação realizada em Portugal e estarão em exibição, sob a forma de posters digitais, o trabalho de centenas de alunos de Doutoramento das instituições portuguesas.
Prevê-se que, durante os três dias do encontro, passem pelo centro de congressos mais de 2500 investigadores, entre jovens estudantes de doutoramento, cientistas em início de carreira e cientistas com reconhecimento internacional. O evento é aberto ao público e estende-se a todos os interessados em Ciência e Tecnologia.
O Encontro Nacional Ciência 2016 é organizado conjuntamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P., a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem como Comissário Carlos Salema, Vice-Presidente da Academia das Ciências e Presidente do Instituto de Telecomunicações.
Os investigadores INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo a UP-FEUP, UP-FCUP, UP-FEP e P.Porto-ISEP.