Investigador do INESC TEC recebe bolsa para conferência de profissionais em transferência de tecnologia
Ricardo Moreira, investigador do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL), recebeu da empresa Inteum Company, LLC uma bolsa para participar na conferência anual da ASTP-Proton (Associação Pan-Europeia de profissionais de Transferência de Tecnologia), que se realizou de 25 a 27 de maio em Copenhaga, na Dinamarca. A conferência contou com 222 participantes de 136 instituições de 29 países. O investigador português foi o único a receber esta bolsa.
Dividida em três grandes tópicos, Gestão de Recursos, Maximização de Impacto e Mobilização com a Indústria, foram abordados na conferência temas como benchmarking na tecnologia, os desafios da comercialização de software e bases de dados, a colaboração interdisciplinar entre universidade e indústria e os desafios e oportunidades de trabalhar com as PME, entre outros. Destaque ainda para as intervenções de Henrik Jorden Andersen, investigador sénior da Arla Foods Ingredients Group, que falou dos desafios da Open Innovation, e de Anna Haldrup, diretora da Investigação e Inovação da Carlsberg, que falou sobre impacto da Propriedade Intelectual entre Universidades e o setor privado.
Além das questões técnicas relacionadas com a transferência de tecnologia, na conferência deste ano esteve bem patente a relação que os Institutos de Investigação devem estabelecer com a indústria no sentido de valorizarem o seu trabalho de investigação. Existe uma tendência, em termos europeus, para que os resultados das Universidade e Institutos de Investigação venham a ser julgados pelo impacto na sociedade, pelo que as patentes são vistas como uma medida dessa performance como, aliás, se verifica pelos indicadores contratualizados nos projetos integrados.
Com a participação nesta conferência, o SAL mantém-se a par das tendência dos procedimentos das práticas em transferência de tecnologia a nível europeu e mundial, tanto na relação com as empresas como com as Universidades e Institutos de Investigação.
A empresa Inteum Company, LLC conta já com 25 anos de experiência e é líder no desenvolvimento de software de gestão de propriedade intelectual para empresas.
O investigador do INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem apenas vínculo a esta instituição.